Município é contemplado com o programa federal “Criança Feliz”

Município é contemplado com o programa federal “Criança Feliz”

A secretária Municipal de Assistência Social, Mirilane Licazali, acaba de anunciar a implantação em Cataguases de mais um programa federal, como integrante da política de Assistência Social. Trata-se do “Criança Feliz” (PCF), uma ação do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social.

O programa tem por objetivos principais promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento integral na primeira infância e apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais, explicou a Secretária.

Em Cataguases, ele é supervisionado pela educadora Marilza Ferreira, que destaca que o trabalho visa essencialmente a cuidar de quem cuida. “Desta forma, encorajando e fortalecendo os vínculos familiares, teremos crianças que desde o ventre materno serão estimuladas e terão uma vida saudável”, revela.

O público alvo do programa são os usuários dos CRAS e seus dois eixos principais são as visitas domiciliares e a integração das políticas de atenção à primeira infância. Para isso, contará com uma equipe de profissionais que visitarão as famílias in loco. “Serão acolhidos no programa gestantes, crianças de 0 a 3 anos incompletos e aquelas beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada) até os 6 anos de idade”, explica a supervisora.

“Temos a certeza de que esse programa é necessário e trará à nossa comunidade benefícios que serão colhidos a curto, médio e longo prazo. Se mudarmos o começo da história, mudamos a história toda”, acredita Marilza. Ela participou de um treinamento em Belo Horizonte para implantar o PCF em Cataguases, quando percebeu que vários municípios não faziam parte daquela qualificação, inclusive Belo Horizonte. “Estamos na vanguarda até mesmo da capital do nosso estado”, disse.

Ela explicou que Cataguases está inserida entre as cidades que assinaram o Termo de Adesão para contemplar a implantação do programa com 100 usuários, podendo chegar a até 600 em um futuro próximo. “Estamos fazendo a diferença, uma vez que através da neurociência descobriu-se que a criança se forma não só a partir da sua genética, mas das suas interações com o mundo. O Programa Criança Feliz será um instrumento poderoso para mudar destinos e definir positivamente o futuro das novas gerações”, finalizou.

Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases