Dia de Campo vai reunir produtores rurais para falar de preservação

Dia de Campo vai reunir produtores rurais para falar de preservação

A Emater-MG, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Cataguases, vão realizar na próxima terça-feira, 04 de junho, o Dia de Campo. O evento, que é tradicional no calendário daquelas instituições, está previsto para começar às 13 horas na propriedade do produtor rural Luciano de Souza, também conhecida como Sítio Vargem Alegre, em Cataguarino, Distrito de Cataguases.

A iniciativa vai abordar adequações ambientais de propriedades rurais, técnicas de manejo e conservação do solo e água para aumento de estoque de carbono e oferta de água, incluindo barraginhas, curvas de nível, áreas de preservação permanentes e conteúdos afins, explicou o gerente regional da Emater em Cataguases, Celso de Oliveira.

O Dia de Campo deste ano tem em sua programação a apresentação do Projeto Conexão Mata Atlântica, por Marcelo Massaharu Araki, analista ambiental do IEF-MG; palestra sobre conservação de solos, por Marco Aurélio Salgado Pires, coordenador regional da Emater-MG e o tema Adequação Ambiental de propriedades rurais e técnicas de manejo e conservação de solo e água para aumento do estoque de carbono e oferta de água, que será ministrada por Dalyson Figueiredo Soares Cunha, analista ambiental do IEF-MG e coordenador do CEDEF/IEF.

O objetivo do Projeto Conexão Mata Atlântica em Minas Gerais é contribuir com a conservação e restauração da Mata Atlântica na Bacia Hidrográfica dos Rios Pomba e Muriaé, envolvendo o estímulo à realização de atividades de produção sustentável.

Os interessados em participar do Dia de Campo podem entrar em contato pelo telefone 3429-2599, ramal Meio Ambiente e falar com Luciana Ribeiro.

Foto: Embrapa