Sicoob Coopemata promove diversas ações sobre Educação Financeira

Sicoob Coopemata promove diversas ações sobre Educação Financeira

Terminou na noite deste domingo, 26 de maio, no Anfiteatro Ivan Müller Botelho, a 6ª Semana Nacional de Educação Financeira. Os alunos de teatro do Projeto Encantando apresentaram uma peça abordando o tema voltada ao público infantil. A iniciativa da Semana é do Conef – Comitê Nacional de Educação Financeira, que foi abraçada pelo Sicoob Coopemata. O evento começou dia 20 e, entre as muitas atividades promovidas, uma palestra foi ministrada na quinta-feira, 23, sobre o tema. Ao longo do período várias dicas sobre educação financeira foram repassadas aos cooperados, além de visitas às escolas.

A educação financeira tem como objetivo conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo, informa o site do Conef, a respeito do tema. De acordo ainda com aquela entidade, “quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, outro importante pilar da educação financeira”, informa.

Na quinta-feira, 23, o Centro Cultural Sicoob Coopemata sediou uma palestra sobre o tema que foi ministrada por Vinicius do Vale, diretor administrativo do Sicoob Coopemata e que motivou os participantes a se aprofundarem a respeito do tema. A semana ainda contou com visitas à escolas da rede municipal apresentando dicas de educação financeira e mostrando, principalmente, que todos devem conhecer sobre o assunto para poder administrar o seu dinheiro, independente de quanto se tem. Por fim um grupo de crianças esteve no Ponto de Atendimento de Leopoldina onde conheceu a rotina de um cliente, além de produtos e serviços disponíveis para empregar o dinheiro.

 

Fonte: Sicoob Coopemata e Conef 
Fotos: Nathália Melo