Deputado Fernando Pacheco propõe pacto pelo Hospital de Cataguases

Deputado Fernando Pacheco propõe pacto pelo Hospital de Cataguases

O deputado estadual Fernando Pacheco e autoridades de saúde da microrregião de Cataguases se reuniram na manhã deste sábado, 25 de maio, para apresentar a proposta de criação de um comitê de ajuda e mobilização pela entidade, que vem enfrentando grave crise financeira e institucional. O objetivo é unir forças regionais em um pacto a favor do Hospital de Cataguases e da saúde de toda a microrregião.

Estiveram presentes no encontro o provedor do HC, José Roberto Furtado, além de representantes da Regional de Saúde de Leopoldina, do Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata (CISUM), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde Regional Leopoldina (COSEMS), da Secretaria de Saúde de Cataguases e das prefeituras de Santana de Cataguases e Estrela Dalva, entre outras lideranças.

A iniciativa de criação de um comitê de auxílio ao hospital visa sensibilizar diversos segmentos sociais, como entes públicos, empresários e os conselhos gestores da microrregião e cidadãos. “Meu momento aqui é como mobilizador social, um compromisso maior com a região e a cidade de Cataguases”, disse o deputado Fernando Pacheco.

A proposta foi recebida com entusiasmo pelo Hospital de Cataguases. Para o provedor José Roberto Furtado, “a atual situação do hospital requer o envolvimento de todos e este comitê pode ser uma grande ajuda para o nosso hospital”. Os membros do novo comitê serão escolhidos após a diretoria do Hospital de Cataguases se reunir internamente para deliberar sobre a iniciativa.

Um dos pontos abordados pelo deputado Fernando Pacheco é a necessidade de envolver a população com a causa do hospital. A prefeita de Santana de Cataguases e ex-presidente do Cisum, Maria Jucélia Baesso Procaci, pontuou que o envolvimento de cidadãos, empresários e ONG’s também é necessário. “Há alguns exemplos no estado que já deram certo neste sentido”, lembrou Jucélia.

Foi solicitado ainda que o Hospital de Cataguases faça um plano de recuperação e planejamento das prioridades, que assim serão analisadas após a criação do comitê. O gerente da regional de saúde, Renan Guimarães, lembrou o aumento da demanda de atendimento da entidade. “Um levantamento feito pela GRS notou que nos últimos anos o número de procedimentos do HC cresceu substancialmente, após a entrada do hospital na Rede de Urgência e Emergência. É necessário que toda a microrregião participe da solução dos problemas”.

Com atuação junto ao governo do estado, o deputado Fernando Pacheco apresentou uma série de ações já realizadas nos quatro primeiros meses de seu mandato, como a audiência com o secretário de Estado de Saúde, a indicação de emendas no valor de R$2,3 milhões para o Hospital de Cataguases, bem como veículos de saúde para o CISUM. Além disso, o deputado irá acompanhar o comitê, ajudar a traçar um plano de trabalho para o enfrentamento de problemas. Fernando Pacheco salientou que não integrará o novo grupo, mas destacou o pioneirismo da proposta de compartilhamento dos desafios, busca de soluções em conjunto e o acompanhamento de ações e resultados em benefício do HC.

Texto, fotos e vídeo – Assessoria Deputado Estadual Fernando Pacheco.