Leopoldina cria “Central de Domésticas” e capacita vinte profissionais

Leopoldina cria “Central de Domésticas” e capacita vinte profissionais

O Polo Uaitec de Leopoldina realizou no dia 12 de abril, o credenciamento da primeira turma do projeto Central de Domésticas. Criado em parceria entre o SINE, UAITEC e Prefeitura de Leopoldina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o programa já conta com 20 profissionais credenciadas, segundo o coordenador do Sine, advogado Felipe Almada.A Central de Serviços Domésticos é um programa que consiste na criação de um banco de dados de qualidade para a contratação de profissionais em serviços domésticas, cuidadora de idosos e babás. Para se credenciarem, as profissionais receberam a devida capacitação jurídica, administrativa e ética para um desempenho de alto nível de suas funções, contou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Valter Mattos.

No dia do credenciamento as profissionais também participaram de uma palestra sobre os direitos e garantias trabalhistas dos empregados domésticos ministrada por Felipe Almada. Ele lembrou os direitos trabalhistas adquiridos pela categoria como o FGTS, salário família, adicional noturno, garantia de não receber menos que um salário mínimo, dentre outros e destacou: “É importante que nossas credenciadas tenham ciência de seus direitos. Ressalto ainda, que as contratadas pelo programa que não forem diaristas, terão que, obrigatoriamente, registrar o contrato de serviço na carteira de trabalho”, informou.

O prefeito José Roberto de Oliveira, presente ao evento, lembrou a dificuldade de se encontrar profissionais deste setor e disse que a Central de Domésticas vai suprir esta carência. “A partir de agora quem precisar destes importantes profissionais pode entrar em contato com o SINE e terá um quadro especial de trabalhadores domésticos recomendados por nós”, disse. Por fim, prestou homenagem a “todas as trabalhadoras domésticas, babás e cuidadoras de idosos que desempenham um papel de grande relevância na sociedade”, acrescentou o prefeito.

Para contratar estas profissionais por meio da Central de Domésticas o interessado deve entrar em contato com o Sine Leopoldina presencialmente e para maiores informações pode ligar para o telefone 3694-4231. A unidade está localizada à Avenida Getúlio Vargas, 796 e atende no horário de 7h às 13h. (Foto: O Vigilante Online)

Serviços disponíveis:
– Domésticas
– Diaristas
– Cuidadoras de Idosos
– Babás

Fonte: Sine Leopoldina