Cataguases realiza palestras sobre o autismo

Cataguases realiza palestras sobre o autismo

Teve início às 18 horas desta segunda-feira- 1º de abril, o I Ciclo de Palestras Sobre a Conscientização do Autismo. O evento é organizado pela Prefeitura de Cataguases, por meio do Núcleo de Apoio à Inclusão da Secretaria de Educação, e marca uma série de atividades na cidade por conta do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.

A data, estabelecida em 2007, tem como objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por essa síndrome neuropsiquiátrica.

A programação começou com uma “Caminhada pela Conscientização do Autismo”, saindo da Praça de Esportes com destino ao Paço Municipal. No local vão ser acesas luzes da cor azul, que é um dos símbolos do Transtorno do Espectro Autista (TEA) devido a sua maior incidência em pessoas do sexo masculino.

Na quinta-feira, dia 4, e na sexta, dia 5, acontece no Educandário Dom Silvério, um ciclo de palestras ministradas por profissionais ligados à saúde e à educação com assuntos relacionados ao autismo. Para participar, os interessados devem enviar um e-mail para naicataguases@yahoo.com.br, informando o nome completo, o dia que deseja participar, a cidade onde mora, e-mail e celular. Todas as atividades programadas são abertas ao público.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão, Jacqueline Ferreira, é importante chamar a atenção para o assunto. “Estamos buscando a sensibilização dos participantes que terão relatos sobre experiências de educadores que convivem com alunos com autismo e poderão trocar conhecimentos sobre o assunto”, disse.