Em 01/03/2012 às 23h07 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Exposição de Daniel Fachini mostra uma Cataguases quase desconhecida

O fotógrafo Daniel Fachini abriu na noite desta quinta-feira, 1º, sua exposição de fotografias "Cataguases Princesa da Zona da Mata" no Centro Cultural Eva Nil. O evento foi prestigiado por dezenas de pessoas e pelo Secretário Municipal de Cultura, José Vítor Lima. São 25 fotografias de Cataguases, incluindo a zona rural e os seus distritos, que começaram a ser feitas em 2004 e se estenderam até 2011, conforme ele mesmo explicou. As fotografias revelam ângulos de uma Cataguases pouco conhecida ou percebida por seus habitantes acostumados com a rotina diária, e impressionam pela beleza natural, "sem retoques ou artificios de softwares", assegura Daniel.

- A ideia de mostrar Cataguases surgiu depois de ter fotografado alguns lugares. Resolvi então apresentar o projeto para receber os recursos da Lei Ascânio Lopes de incentivo a Cultura e tive a felicidade de vê-lo aprovado. Enquanto isso continuei fotografando e o resultado é este que estamos vendo aqui, revelou ao Site do Marcelo Lopes. Como parte da exposição, Daniel mandou reproduzir sete fotos em cartão postal que podem ser adquiridos pelos visitantes.
Além da exposição em Cataguases, Daniel conta que vai levar as fotografias para todos os distritos. "Vamos percorrer todos eles ocupando os centros culturais existentes em cada distrito como forma de divulgar a arte e a fotografia", disse. Ele disse também que um dos objetivos do projeto é formar um grupo de novos fotógrafos, "sejam eles estudantes, profissionais de qualquer área, que participarão de um curso de fotografia e depois vão produzir fotos que vão compor um Banco de Imagem de Cataguases".

Daniel começou muito cedo na fotografia e antes dos 20 anos já atuava como assisnte de fotografia em Brasília, onde seus pais moravam. A partir daí não parou mais e fez vários cursos mundo afora, em alguns dos países que seus pais moraram, pois ele é filho de diplomata. Não demorou e os prêmios começaram a aparecer, como o "The Look of India", fruto de sua viagem àquele país, entre outros. Em 2002, Daniel expôs em Cataguases a tragédia do atentado às torres gêmeas de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque. Ele morava lá à época e, ainda sem saber o que estava acontecendo, lembrou-se apenas de pegar sua câmera e sair fotografando o que via pela frente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: