Em 18/04/2019 às 16h00 | Atualizado em 17/04/2019 às 17h33

Prefeitura define data para realização da 2ª Bienal do Livro em Ubá

O evento será realizado de 23 a 25 de maio e traz o tema 'Ler para sonhar e criar'.

Inspirada nos contos de fadas, a segunda edição do evento traz o tema "Ler para sonhar e criar"

Inspirada nos contos de fadas, a segunda edição do evento traz o tema "Ler para sonhar e criar"

Download
A Prefeitura de Ubá anunciou dia 16 de abril, durante entrevista coletiva, o lançamento da Bienal do Livro 2019 na cidade. O evento será realizado de 23 a 25 de maio, na Praça São Januário e traz o tema "Ler para sonhar e criar".

Promovida pela Secretaria Municipal de Educação, a 2º edição da Bienal é inspirada nos contos de fadas. De acordo com os organizadores, o evento tem o objetivo de fomentar a leitura como um hábito na comunidade e a valorização do livro no imaginário popular.

Além disso, a bienal busca promover uma ação pedagógica que contribua para a formação de leitores e produtores de textos autônomos e criativos.

A programação completa ainda não foi divulgada. Alguns eventos, no entanto, foram confirmados pelos organizadores, como a exposição permanente "Caricatura do mestre no traço de 85 - talentosos cartunistas", que terá como curador o cartunista Edra; a participação dos Cavaleiros da Cultura; e a presença dos Três Porquinhos e da Rapunzel, animação do Grupo Comando Produções.

Nos três dias de evento, a população poderá conferir, ainda, lançamentos de livros, contação de histórias, teatro, dança, música, mesas literárias, palestras e stands variados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Atividades Pré-Bienal
Também foi lançada nesta terça a segunda edição do Concurso de Redação e Desenho "Prêmio Professora Marlene Marques", desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Ubá.

Com inscrições abertas até o dia 26 de abril, o tema a ser trabalhado nas escolas municipais, estaduais e privadas será "E a ética, a moral e a cidadania viveram felizes para sempre". A atividade faz parte do período chamado "Pré-Bienal".

Além do Concurso, outra atração do certame, é o lançamento, no dia 17 de maio, do projeto de incentivo à leitura "Lar para Ler". Por meio do projeto, oito pontos de retirada de livros de literatura serão espalhados pela cidade.

No dia 18 de maio, uma ação de divulgação e panfletagem, com a temática "Livros, mente e guarda-chuvas só servem se os abrirmos", vai mobilizar a população para a participação na Bienal e do tradicional "Cortejo Cultural", que será realizado no dia 19 de maio, saindo do cruzamento das Ruas São José e Monsenhor Lincon Ramos (ao lado do Banco do Brasil) em direção a Praça São Januário.

Ainda como parte das atividades que antecedem a Bienal serão realizados no dia 20 de maio, às 19h, o Madrigal Ubaense in Concert "Revivências", no teatro Chiquinha Dias Paes - Fórum Cultural de Ubá. E nos dia 20, 21 e 22 de maio, intervenções artísticas nas escolas, com o arte-educador Márcio Versoli.

No dia 23 de maio, no teatro Chiquinha Dias Paes - Fórum Cultural de Ubá, às 9h, a aula espetáculo "Da boca pra fora na ponta da língua: a importância da oralidade na sala de aula", com o escritor, contador de histórias e ator, José Bocca e, às 14h, o workshop "A literatura na sala de aula: Formação e criação do herói nacional", com o professor e escritor, Lucinei M. Campos. (Foto:


image

Fonte: G1 Zona da Mata

Tags: Bienal. literatura, livro, Educação





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: