Em 30/12/2018 às 19h00 | Atualizado em 30/12/2018 às 17h40

LAC deixa de ser cooperativa para se transformar em sociedade anônima

Reconhecida na região pela qualidade de seus produtos derivados do leite, cooperativa vive a pior crise de sua história

Vista aérea da Lac, às margens da BR-116 em Leopoldina, busca agora uma nova fase em sua história

Vista aérea da Lac, às margens da BR-116 em Leopoldina, busca agora uma nova fase em sua história

Download

A Cooperativa dos Produtores de Leite de Leopoldina de Responsabilidade Ltda - LAC - será convertida em empresa de Sociedade Anônima. A decisão foi tomada em Assembléia Geral Extraordinária realizada na sexta-feira, 21 de dezembro de 2018 e recebeu apenas dois votos contrários de seus cooperados. A informação foi divulgada pelo Jornal Leopoldinense por meio do advogado Marcos Almeida Junqueira Reis.

Segundo ele, "o principal objetivo de tal transformação é buscar uma melhor formatação jurídica para se encontrar parceiros com interesse em investir na LAC, já que é impossível se vender parte de uma cooperativa. Com a sua transformação em sociedade anônima, várias operações de busca de parceiros se tornam possíveis, como por exemplo um aumento de capital com subscrição de novas ações e sua integralização por um parceiro", explicou. 

Marcos Junqueira informou ainda que "a situação (da LAC) segue difícil, mas os cooperados, funcionários e a diretoria, têm tentado de toda forma salvar a cooperativa, pagar seus credores, principalmente os trabalhistas, e reencontrar sua normalidade operacional", garantiu o advogado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A LAC conta atualmente com 1.168 cooperados (os verdadeiros donos do negócio) que foram convocados para participarem da Assembléia Geral Extraordinária ocorrida no dia 21 de dezembro de 2018, que definiu pela mudança da sua  personalidade jurídica que passará a ser Sociedade Anônima, abandonando o cooperativismo.

De acordo com a legislação brasileira uma sociedade anônima, ou S.A como é mais comum, passa a ter o seu capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas. Elas são normalmente constituídas por uma assembleia geral, um conselho de administração, um conselho fiscal e uma diretoria. (Foto: João Gabriel Baia Meneghite)

image

Clique aqui para saber mais.

Fonte: Jornal Leopoldinense

Tags: leite, produtor, cooperativa, sociedade anônima





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: