Em 11/12/2018 às 12h00 | Atualizado em 11/12/2018 às 11h41

"Fila da matrícula" na escola Dr. Norberto começou na noite desta segunda-feira

Ministério Público determinou medidas para coibir a venda de lugar na fila. Matrícula será no próximo dia 17

Uma barraca de camping está montada ao lado da escola abrigando um dos interessados em matricular um parente

Uma barraca de camping está montada ao lado da escola abrigando um dos interessados em matricular um parente

Download
A busca por uma vaga na Escola Estadual Dr. Norberto Custódio Ferreira, em Cataguases, leva quase duas centenas de pessoas a ficarem de prontidão, em uma fila, na porta daquela escola, poucos dias antes da abertura das matrículas. Este ano, porém, o fenômeno aconteceu mais cedo, uma semana antes. Na noite desta segunda-feira, 10 de dezembro, as primeiras pessoas chegaram à porta daquela colégio às 19 horas prometendo ali permanecerem até dia 17 após realizarem as matrículas dos futuros estudantes do sexto ano do ensino fundamental. nesta manhã de terça-feira, 11, por volta das 8h30min, 81 pessoas já acampavam no local, todas com senhas previamente distribuidas por um dos primeiros a chegar lá.

Um homem que não quis se identificar trouxe - logo cedo - uma barraca de camping que foi armada na calçada da escola e onde ele pretende permanecer até o dia da matrícula. Segundo revelou à reportagem do Site, a vaga é para a filha de uma parente que atualmente reside em Macaé/RJ. Ele, porém, não sabe se ela virá fazer a matrícula. Outras pessoas ouvidas pela reportagem disseram já terem passado por esta experiência ano passado, quando ficaram na fila para outros parentes. Eles reclamam apenas o fato de não ter um banheiro público ali perto e nem uma tenda para se refugiarem do sol quente. "Todo ano é isso, a gente tem que deixar alguém aqui no nosso lugar para poder ir em casa, tomar um banho, beber uma água e ir ao banheiro, contou a mãe de uma criança que está em quarto lugar na fila.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A diretora da escola, Alessandra Neves Vieira Menezes, não aprova aquela movimentação na porta do colégio, principamente com tantos dias de antecedência. Nesta manhã, porém, após o Ministério Público tomar conhecimento da situação, ela recebeu orientações sobre como proceder no sentido de minimizar seus efeitos. A 5ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude e de Defesa da Educação da Comarca de Cataguases, que tem como titular o promotor Gustavo Garcia Araújo, determinou à escola saber das pessoas na fila o nome, data de nascimento e a identidade dos pais da criança que será matriculada colocando estas informações em uma lista que será obedecida no momento da efetivação da matrícula. 

A medida visa, principalmente, coibir a venda de vagas na fila, uma prática que já teria se tornado comum a cada ano, conforme denúncias feitas à escola, ao Ministério Público e a este Site. Segundo uma leitora informou à reportagem, há pessoas ali com o único objetivo de vender seu lugar para quem estiver disposto a pagar no mínimo R$ 250,00. A escola vai abrir dia 17, próxima segunda-feira, 135 vagas para o sexto ano do ensino fundamental. A diretora Alessandra Neves informou que a lista será feita no início da tarde exclusivamente entre os que estiverem na fila que fornecerem as informações necessárias sobre o aluno a ser matriculado. A fila, porém, deverá continuar visto que a escola não pode fazer cadastro prévio de eventuais alunos.

image

Tags: fila, matrícula, escola, Doutor Norberto





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: