Em 20/11/2018 às 20h00 | Atualizado em 20/11/2018 às 17h20

Ministério Público recomenda prefeitura reduzir tráfego na "Ponte Nova"

A medida tem como objetivo prevenir acidentes e sinistros e devem ser implementada até o próximo domingo

Prefeitura vai analisar a Recomendação nesta quarta-feira, 21 e divulgar o que fará na quinta, 22

Prefeitura vai analisar a Recomendação nesta quarta-feira, 21 e divulgar o que fará na quinta, 22

Download
O Prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, deverá restringir o tráfego de veículos de carga na conhecida "ponte nova" sobre o rio Pomba até o dia 25 de novembro próximo, domingo. Recomendação neste sentido foi emitida pelo promotor de Justiça de Defesa da Habitação e do Urbanismo de Cataguases, Gustavo Garcia Araújo, justificando a medida como sendo de caráter preventivo quanto a acidentes e "sinistros diversos". O não cumprimento da determinação vai responsabilizar o prefeito criminalmente por dolo eventual, caso ocorra algum acidente no local e, também, porque está ciente da "gravidade do problema".

imageAquele promotor de justiça deu prazo de dez dias para o Município apresentar informações àquela Promotoria sobre a adoção da medida recomendada ou a justificativa para não adotá-la. O documento foi recebido na Prefeitura no último dia 14. As informações constam da Recomendação nº 001/2018 a que o Site do Marcelo Lopes teve acesso. Em uma série de considerações que embasaram sua decisão, o promotor Gustavo Araújo (foto ao lado) cita ter recebido um ofício nº 81/2018 onde a Secretaria Municipal de Obras de Cataguases informa que "a referida ponte foi construída há mais de cinquenta anos e que durante toda a sua existência não foi feito nenhum tipo de manutenção corretiva das suas peças estruturais." 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Ele também lembra que em uma "inspeção visual realizada pelo Secretário Municipal de Obras por baixo da ponte fora constatada a existência de vários pontos de corrosão das armaduras tanto do tabuleiro quanto das vigas, aparelhos de apoio que na época de sua construção eram feitos por roletes metálicos, totalmente corroídos, as lajes tem perda de seção de aço da esteira, existem fissuras nas vigas". O Promotor também lembra que o próprio Secretário Municipal de Obras "não desconsidera a possibilidade de que possam existir trincas de maior porte" e que a ponte "precisa de manutenção corretiva dos fatos narrados, que podem se agravar ao longo do tempo" acrescentou. Por fim, Gustavo Araújo cita informações repassadas pelo comandante do 4º Pelotão de Bombeiros do Estado de Minas Gerais que também constatou "a existência de situações de risco em potencial, que podem vir a ocasionar acidentes e sinistros diversos, corroborando com o laudo existente quanto a necessidade premente de manutenção corretiva".

imageResposta da Prefeitura
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Cataguases através do Procurador Geral do Município, advogado Yegros Martins Malta (foto ao lado), para saber quais providências serão tomadas sobre a Recomendação do Ministério Público. Ele informou que vai se reunir nesta quarta-feira, 21, com o Secretário de Obras e o coordenador da Catrans para analisar a situação e até quinta-feira, 22, terá uma definição sobre a situação. (Fotos: Arquivo)

Tags: ponte nova, ministério público, tráfego, carga pesada





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: