Em 20/11/2018 às 12h09 | Atualizado em 20/11/2018 às 12h08

A beleza da mulher negra é tema de ensaio fotográfico em Cataguases

Grupo de adolescentes resolveu fazer fotos para valorizar a beleza da mulher negra e contribuir para acabar com o preconceito racial

A beleza da mulher negra salientada nas lentes de François Ferreira

A beleza da mulher negra salientada nas lentes de François Ferreira

Download
imageNesta terça-feira, 20 de novembro, o país celebra o Dia Nacional da Consciência Negra. E apesar de não ser feriado em Cataguases, alguns eventos alusivos à data acontecem tradicionalmente na cidade. Este ano o Site do Marcelo Lopes também se insere nas comemorações com esta matéria produzida por François Ferreira (foto ao lado), um jovem de 17 anos de idade, filho de pai negro e mãe branca, que ama fotografar e escrever. Ele escolheu contar sua experiência em uma tarde de sessão de fotos sobre a beleza de dez jovens negras. O resultado você confere ao final do texto. A ideia, conforme revela François, "é contribuir para acabar com o preconceito racial ainda muito presente em nossa sociedade". A seguir o texto de François.

imageNa tarde de 18 de novembro de 2018 dez jovens negras de vários bairros de Cataguases se reuniram para uma sessão de fotos que teve como objetivo principal destacar a beleza da mulher negra cataguasense e assim ser admirada. A ideia é da adolescente Yasmin Cristina de Souza Silva, 18 anos (foto ao lado), que resolveu logo colocá-la em prática e saiu convidando as amigas e conhecidas. O projeto recebeu o nome de "Pérola Negra" e, em pouco tempo dez garotas estavam envolvidas e realizaram o que chamaram de "Um dia de Modelo" sendo fotografadas em diversos ângulos e lugares conhecidos de Cataguases, revelando a beleza de cada uma delas tendo como cenários a paisagem modernista da cidade.

A sessão de fotos foi feita por François Ferreira e tomou uma tarde inteira do grupo que enfrentou o desafio cheio de poses, com muito bom humor, maquiagem e desinibição na frente da câmera. "A beleza negra não apenas foi evidenciada, mas também valorizada", disse Yasmin Cristina, uma das modelos, "e contribui para o empoderamento da mulher negra além de ajudar na conscientização para acabar com o preconceito de qualquer natureza", completou. A este Site François disse que reunir um grupo de belas mulheres negras nas principais ruas de Cataguases foi uma experiência inédita, "afinal, o comum é ver a beleza branca nestes cenários."

Veja as fotos abaixo.


image

image

image

image

image

image

image

image


Autor: Com texto de François Ferreira

Tags: mulher negra, preconceito, raça, beleza





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: