Em 06/08/2018 às 21h00 | Atualizado em 06/08/2018 às 18h31

Começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo

A campanha de vacinação contra estas doenças começou nesta segunda-feira em Cataguases

A campanha de vacinação contra estas doenças começou nesta segunda-feira em Cataguases

Download
Teve início nesta segunda-feira, 6 de agosto, e vai até o dia 31 a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, instituída pelo Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. A divulgação e mobilização nacional, o chamado Dia D, será em 18 de agosto. Conforme salientou a coordedadora de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, Amanda de Souza Penha, estas estratégias têm como objetivo manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite no município, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Para esta campanha, a população alvo é composta de crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias. A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal contra poliomielite e sarampo. "Em Cataguases a vacinação acontece no centro de vacinação municipal, localizado na Policlínica, bem como nas unidades básicas de saúde localizadas dos bairros Bandeirantes, Beira Rio, Granjaria, Leonardo, Pampulha, Paraíso/Bom Pastor, Thomé e Sol Nascente, além dos distritos de Sereno e de Vista Alegre.

"É importante que os responsáveis se dirijam às unidades de vacinação, portando a caderneta de vacinação da criança", lembrou a coordenadora. Segundo o Ministério da Saúde, esse tipo de campanha, que inclui o reforço da dose das vacinas, acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite. O Brasil tem hoje 822 casos confirmados de sarampo. Em relação à paralisia infantil, trata-se de uma precaução, já que 312 cidades estão abaixo da meta preconizada para o controle da doença e um caso foi registrado na Venezuela em junho. Não há, contudo, casos de paralisia infantil no Brasil. O país erradicou a doença em 1994. (Foto: Internet)

Fonte: Da Redação

Tags: polio, vacina, sarampo, campanha





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: