Em 17/07/2018 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Projeto GIRARTE se prepara para novos giros

A partir de agora e até março de 2019, cidades mineiras e do Rio de Janeiro vão receber as diversas atividades culturais do projeto

O Projeto Girarte dedica-se continuamente em realizar atividades inovadoras, desenvolvendo uma metodologia própria de abordagem e criação

O Projeto Girarte dedica-se continuamente em realizar atividades inovadoras, desenvolvendo uma metodologia própria de abordagem e criação

Download
O Grupo de Pesquisa GIRARTE se mobiliza para levar seu projeto novamente para a estrada onde fará inúmeras ações artísticas por mais de 15 cidades. A partir de agora e até março de 2019, diferentes municípios de Minas Gerais e Rio de Janeiro vão receber oficinas abertas, apresentações cênicas e atividades de arte-educação. Neste itinerário está incluído, também, Cataguases, sede do projeto. Os demais agraciados são: Piraúba, Guarani, Laranjal, Miraí, Araponga, Matipó, Erváia, Caputira, Muriaé, Manhuaçu, Viçosa, Além Paraíba, Visconde do Rio branco e Nova Friburgo/RJ.

imageCom um sólido histórico de sucesso, priorizando a democratização cultural, promoção social e comprometimento com um forte diálogo entre comunidades, escolas, arte e educação, o Projeto Girarte se dedica continuamente em realizar atividades inovadoras, desenvolvendo uma metodologia própria de abordagem e criação de novos trabalhos artísticos, com a capacidade de beneficiar diferentes faixas etárias, e estimular o desenvolvimento profissional de todos os artistas envolvidos no projeto, revela Marcus Diego, coordenador do Grupo.

Para isso, conta, promove oficinas de capacitação, apresentação de espetáculos cênicos e experiências únicas nestas cidades com contextos socioculturais diversos. "É de extrema importância que todos os artistas envolvidos no projeto estejam preparados para trabalhar de forma flexível, identificando, ressaltando e valorizando a particularidade de cada localidade beneficiada", diz. "Desta forma, completa Marcus Diego, buscarmos trabalhar em coerência com os diferentes contextos e possíveis adversidades, realizando de forma eficaz atividades que de fato possam contribuir com o desenvolvimento cultural, social e artístico daquela comunidade."

imageNesta perspectiva o Grupo trabalha desde abril em diferentes estudos e pesquisas, e recebeu neste processo a Pós-doutora em Dança, professora Alba Vieira, com um extenso currículo nesta área, e o Coreógrafo e Bailarino, Mário Nascimento, com mais de 30 anos de carreira em Dança, ministrando workshops sobre a "História da Dança" e "Dança Contemporânea" aos seus integrantes. "Trabalhamos com realidades muito distintas e precisamos de um grupo forte e coeso, que tenha um alto desenvolvimento e conhecimento prático e teórico, pois somente com muito estudo, pesquisa e trabalho teremos eficácia real em nossas ações", analisa Marcus Diego.

Para a turnê que está prestes a começar, o Grupo de Pesquisa Girarte conta com uma equipe geral atualmente formada por Deliana Domingues, Lidiane Matias, Leandro Guimarães, Luccas Marshall, Milena Martins, Marcus Diego, Natália Barros, Tatiane Dias e Wildney Carvalho. Na sonoplastia e apoio técnico Fernanda Pinheiro e ainda com trabalhos de condicionamento físico e práticas artísticas cotidianas ministradas por Mariana Martins, Marcella Alvess e Melissa Travagini.

Em sua nova temporada, além do patrocínio da Energisa via Lei Estadual de Incentivo a Cultura e apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, o Projeto Girarte conta também com a parceria com o Projeto Nossa Energia (da Energisa Minas Gerais), visando potencializar os benefícios de suas ações a favor das diferentes cidades e comunidades por ela atendidas. Por causa desta nova parceria, o Grupo de Pesquisa Girarte elaborou uma nova composição cênica exclusiva para este projeto chamada "Reagente Humano", que será apresentada nas cidades atendidas pelo Projeto Nossa Energia, revela Marcus Diego.

imageO trabalho consiste basicamente em interações entre Dança e Teatro para apresentar cenicamente um cientista obcecado pela ideia de descobrir uma nova fonte de energia e se tornar um grande ícone na corrida energética mundial, porém encontra em seu caminho um jovem sonhador que o ajuda a reconhecer a energia humana, como verdadeira fonte capaz de transformar o mundo em que vivemos. De forma criativa e direta o trabalho aborda questões como a crise política em que vivemos, manipulação e alienação de pensamentos estimuladas por alguns meios de comunicação em massa, ressalta a valorização e grandiosidade do ser humano antes das relações de poder e conquistas materiais, explica Diego.

Confiante na equipe de profissionais do grupo que coordena, ele assegura que todo o grupo está "muito bem preparado e tenho certeza que faremos uma ótima turnê, pois, além de toda nossa própria estrutura, temos ainda a parceria com o Projeto Nossa Energia que, sem dúvida, irá potencializar o impacto social, educacional e artístico de nossas ações", prevê otimista. Marcus Diego também ressalta o apoio dos patrocinadores: "Somos privilegiados por termos o apoio diferenciado da Energisa, pois nos possibilita e nos estimula a realizar sempre mais. Temos também toda atenção da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, que através de sua presidente Mônica Botelho, preza por um acompanhamento que transcende as relações meramente institucionais", revela. Ele completa dizendo que "desde o início de nossas atividades discutimos as abordagens, levantamos juntos os resultados alcançados e estudamos muito todo plano de ação, visando sempre beneficiar, com qualidade, o foco principal que é a população em geral, finaliza Marcus Diego.

Para mais informações sobre o projeto acesse www.projetogirarte.com.br. Veja abaixo mais fotos do trabalho do GIRARTE.

image

image 

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Girarte

Tags: Girarte, dança, cultura, dança, Marcus Diego





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: