Em 23/06/2018 às 13h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Professores estaduais fazem manifestação na Praça Rui Barbosa

Greve continua até Governo de Minas pagar aos aposentados da Educação, afirmam os manifestantes

Um grande número de profissionais da Educação participou da manifestação nesta manhã de sábado

Um grande número de profissionais da Educação participou da manifestação nesta manhã de sábado

Download
Os professores estaduais e demais profissionais da Educação de Minas Gerais, atuantes em Cataguases, realizaram nesta manhã de sábado, 23 de junho, na Praça Rui Barbosa, manifestação contra o Governador Fernando Pimentel (PT-MG) por não pagar os salários dos profissionais aposentados do setor. Além disso, reivindicam tratamento igual aos dos demais setores como Segurança Pública e Saúde, cujos servidores receberam seus salários dentro do cronograma divulgado pelo Governo de Minas, que vem pagando parceladamente os trabalhadores. 

Um apitaço e faixas contra a política de pagamento dos salários instituída pelo Governo de Minas foram exibidos pelos profissionais que se alternaram ao microfone em discursos pela unidade do movimento e reivindicando do governo mineiro o pagamento dos aposentados. Segundo o professor Gustavo Teixeira Araújo, o Governador "pagou o reparcelamento da primeira parcela do salário de maio aos profissionais de Educação, mas não quitou seu débito com os aposentados", informou. Ainda conforme relatou, a adesão tem sido grande em todo o Estado de Minas Gerais.

image"Este ato (manifestação na Praça Rui Barbosa) é em solidariedade aos aposentados que ainda não receberam seus salários, explica Gustavo (em destaque na foto ao lado). "Já tem dois anos que o Governo do Estado vem pagando a gente de forma parcelada - continua - e este mês ele conseguiu, além de atrasar a primeira parcela, como fez ano passado, ainda reparcelou a primeira. Então esta semana a gente recebeu a segunda parte da primeira parcela e os aposentados ainda não receberam. O governo só depositou quinhentos reais na conta dos aposentados. E ele (o governo) tem feito uma escolha entre categorias porque paga Polícia, paga Saúde e não está pagando a Educação", relatou.

A greve foi convocada pelo Sindicato da categoria, o Sind-UTE, por tempo indeterminado e, conforme disse Gustavo, "todo mês agora, enquanto o governador não pagar a primeira parcela a gente não vai trabalhar". Com relação a paralisação em curso, aquele professor reafirmou a continuidade do movimento "que não tem data para terminar". Ou seja: a greve somente será encerrada se o governo do Estado pagar aos aposentados, porque a gente deve respeitar nossos ex-professores", acrescentou Gustavo, lembrando que o governo do estado não paga "sequer o piso nacional de salário aos professores". 

Além do apitaço e discursos em praça pública, os professores - que usaram roupa preta contra a política salarial do governo mineiro - fizeram uma pequena passeata descendo o Calçadão até à Praça Chácara Dona Catarina onde encerraram aquela manifestação.

image

image

image

image

image

image

image

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: greve, professores, manifestação, Educação





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: