Em 01/06/2018 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Vacinação contra a gripe é prorrogada até 15 de junho

Grupos prioritários permanecem como púbico alvo para a imunização

Somente na Policlínica Municipal a vacinação acontece durante todo o dia, em horário comercial

Somente na Policlínica Municipal a vacinação acontece durante todo o dia, em horário comercial

Download
Foi prorrogada para o dia 15 de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2018, em todo o território nacional. Um das razões que levou o Ministério da Saúde a alterar a data – cujo encerramento estava programado para acontecer amanhã, dia 1º de junho – foi a paralisação dos caminhoneiros, que colocou todo o país em estado de emergência em função do desabastecimento de combustíveis, alimentos e outros insumos. Em Cataguases a imunização prossegue em todos os postos de saúde, exceto nos dos bairros Justino e Taquara Preta, e na sala de vacinas da Policlínica Municipal. A coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Amanda da Silva Souza Penha acrescenta, no entanto, que cada unidade tem um horário de funcionamento e que a população deve se informar antecipadamente. Somente na Policlínica a vacinação acontece durante todo o dia, em horário comercial.

Segundo ela, até a última quarta-feira foram vacinadas na cidade 14.506 pessoas, e a expectativa é de vacinar 15.972 até o final da campanha. A meta de vacinação de 90% dos grupos prioritários preconizada pelo Ministério da Saúde foi atingida, uma vez que foram vacinadas 90,81% deste público, porém, individualmente, três grupos não atingiram a meta: gestantes (66,05%), puérperas (81,63%) e idosos (86,65%). "É imprescindível que as pessoas que fazem parte destes grupos e ainda não se vacinaram aproveitem esta prorrogação da data para se protegerem. Também quem ainda não tomou sua dose e faz parte dos outros grupos deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência", adverte.

Fazem parte do grupo piroritário  para receber a imunização idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada de ensino, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Pessoas com doenças crônicas (como diabetes) e outras condições clínicas especiais também devem receber a vacinação. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme levantamento feito pela da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2. 

A gripe é uma infecção respiratória cujos sintomas são febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A doença pode agravar e apresentar complicações como pneumonia e síndrome respiratória aguda grave, com necessidade de internação. Em Cataguases, até o momento, foram registrados seis casos graves da doença, com um óbito. Amanda Penha lembra que a vacina protege contra os tipos de Influenza mais comuns que estão circulando, daí a importância da vacinação, principalmente para os grupos prioritários que são compostos de pessoas mais suscetíveis a doença e suas complicações. (Foto: Reprodução Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Da Redação

Tags: gripe, influenza, vacina, H1N1





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: