Em 09/05/2018 às 19h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Prefeitura vai produzir seu próprio asfalto com economia e agilidade

A reunião para abertura das propostas aconteceu no salão nobre do Paço Municipal

A reunião para abertura das propostas aconteceu no salão nobre do Paço Municipal

Download
A Prefeitura de Cataguases realizou na terça-feira, dia 8 de maio, dois processos licitatórios que vão permitir ao município ampliar sua capacidade de produção de asfalto das atuais duas toneladas para 40 toneladas por hora, sem nenhum custo adicional com mão de obra. Na parte da manhã, a empresa paulista Conishi Máquinas e Equipamentos, de Catanduva, venceu o pregão de uma usina de asfalto, pelo preço de R$ 88 mil. A mesma empresa também foi vencedora, na parte da tarde, de outro processo licitatório, desta vez referente a um espargidor de asfalto a frio, pelo preço de R$ 40 mil.

imagePelo contrato, os equipamentos devem ser entregues em até 45 dias para a instalação no Almoxarifado da Prefeitura. Conforme informou o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, José Angelo Lavorato, o objetivo é, a partir de agora, atender a todas as demandas relacionadas à pavimentação na cidade fabricando o asfalto aqui mesmo. "Isto vai gerar uma economia da ordem de 50% à Prefeitura, se levarmos em conta o preço de atual praticado no mercado", salientou. Ele também lembrou que esta aquisição vem atender a uma das principais necessidades de sua pasta e vai permitir que, com economia, a administração seja autossuficiente na produção do asfalto que necessita para atender as ruas e bairros da cidade.

A usina de asfalto é a principal unidade fabril de uma obra de pavimentação. Nela são dosados os materiais de cimento asfáltico, é feita a secagem e o aquecimento dos agregados, bem como a filtragem dos gases provenientes do sistema de secagem, misturados os materiais e transportados para o armazenamento ou diretamente para ser utilizadas na pavimentação. Já o espargidor é uma máquina que detém em seu tanque emulsões asfálticas de aquecimento e bombeamento para pavimentar o solo. Na prática ele faz a "pintura" da pista através de impermeabilizantes e ligas que realizam a aspersão do piche. Ou seja, o equipamento é responsável por "imprimir" a pista na área construída.



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Da Redação

Tags: Licitação, Cataguases, Asfalto, Pavimentação





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: