Em 30/12/2011 às 18h05 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

2012: O ano que o mundo vai acabar?

Sábado, 31 de dezembro de 2011. Daqui a um ano, de acordo com os místicos, não estaremos mais aqui para festejar 2013. Segundo estes espiritualistas o mundo vai acabar no dia 21 de dezembro de 2012. Eles acreditam que o fim dos tempos foi previsto pela antiga civilização Maia, que ocupou a América Central antes da chegada dos espanhois, estes sim, os responsáveis por dizimarem aquela população que viveu na região hoje ocupada pela Guatemala.
Estudiosos lembram que na história da humanidade várias datas já foram estabelecidas para determinar o final dos tempos e,
provavelmente, outras datas para o fim do mundo também serão estipuladas. O agora famoso calendário Maia marca os dias até 21 de dezembro do próximo ano. Para os místicos isto é um sinal claro de que não haverá dia seguinte, ou seja, o mundo vai acabar. O site do Marcelo Lopes fez uma pesquisa e encontrou informações que explicam o fato de o calendário parar de contar os dias em 21 de dezembro de 2012.
A respeito do Calendário Maia a pesquisa feita pelo Site apurou que ele é  um sistema de calendários distintos. Os maias e outros povos vizinhos utilizavam um calendário de 260 dias para eventos religiosos e cerimoniais; um calendário solar de 365 dias; um calendário que combinava os dois primeiros e o calendário de longa contagem de aproximadamente 5.126 anos, que segundo alguns estudiosos termina em 21 de dezembro de 2012.
O que está acontecendo, na opinião dos cientistas, é que as pessoas estão fazendo confusão com estes calendários.  De acordo com alguns especialistas desta cultura o que termina para os maias é o atual ciclo que será finalizado no 13º b'ak'tun ou 21 de dezembro de 2012. Não existe um consenso se este será o dia do fim do atual ciclo, já que é necessário determinar as datas exatas do calendário maia e transferí-las para o calendário gregoriano, que atualmente utilizamos. Alguns pesquisadores até sugerem que o ciclo do calendário já terminou alguns anos atrás.
Por fim, estes especialistas em Civilização Maia, argumentam que a data corresponde apenas à restauração do calendário, como se fosse uma virada de milênio. O calendário de longa contagem não termina em 21 de dezembro de 2012 ou em outras datas estipuladas por outros estudiosos do tema, já que existem inscrições de previsões até para o ano de 4.772, por exemplo.
Dica do Site: Melhor do que esperar o fim do mundo é conhecer a rica história Maia. Um povo que adorava vários deuses, morava basicamente no campo e que utilizava, já naquela época, o rodizio de culturas preservando o solo, e que desenvolveu significativamente a matemática, usando, inclusive, casas decimais. (Fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Calendário_maia;  http://hypescience.com/profecia-maia-calendario-2012/ Diamond, Jared. Colapso. Como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso. Editora Record, Rio de Janeiro, 2006, 683 pp.)



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: