Em 06/11/2017 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Trem Rio-Minas: Prefeitura de Cataguases apoia, mas não tem recursos para investir

A informação é do prefeito Willian Lobo que vê questões financeiras que precisam ser definidas antes de sua concretização

Vagões chegam a oficina em Recreio para serem reformados e usados, posteriormente, no projeto Trem Rio-Minas

Vagões chegam a oficina em Recreio para serem reformados e usados, posteriormente, no projeto Trem Rio-Minas

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imageNo dia 31 de outubro, terça-feira, diversos representantes de municípios e outras instituições envolvidas no projeto Trem Rio-Minas, se reuniram em Recreio (59 km de Cataguases) com o presidente da ONG Amigos do Trem, idealizadora da iniciativa, Paulo Henrique do Nascimento. O evento (foto ao lado) foi denominado como sendo a 1ª Reunião de Grupo de Trabalho e serviu - na prática - para nomear representantes que vão atuar dentro de suas próprias cidades. A coordenação foi assumida pelo prefeito de Três Rios(RJ), Josemar Salles. Todas as dez cidades que fazem parte do Trem Rio-Minas participaram da reunião.

O projeto é visto com otimismo por Paulo Henrique, seu maior incentivador que anunciou, inclusive, sua intenção de fazer a viagem inaugural ainda no primeiro semestre de 2018 por meio de dois circuitos: Cataguases/Três Rios, com duas composições, sendo que um trem entre Cataguases e Além Paraíba e outro entre Três Rios e Além Paraíba. Uma segunda linha vai percorrer Recreio/ Santo Antônio de Pádua/RJ, passando pelo distrito de Angaturama. 

O projeto, porém, parece ter ainda, para os prefeitos, alguns pontos obscuros com relação a sua aplicabilidade, mas Paulo Henrique garante que questões relevantes como sua viabilidade econômica e um plano de execução detalhando direitos e obrigações dos municípios envolvidos já existem, apesar de não terem sido divulgados entre os participantes, segundo apurou o Site. Também não está claro como será utilizada a ferrovia pertencente a VLI que não abraçou o projeto. 

imageSobre esta questão Paulo Henrique (foto ao lado) disse ao Site do Marcelo Lopes que a VLI está em processo de devolução da linha e o DNIT deu a posse provisória dos trilhos referente ao trajeto Barão de Camargo/Ribeiro Junqueira à ONG Amigos do Trem, afirmando que o restante do trecho também será repassado àquela entidade. Enquanto isso não acontece "vamos assinar um contrato de uso dos trilhos com a VLI, como é feito em qualquer negócio no Brasil", afirmou. O custo desta transação bem como a manutenção da ferrovia, também são problemas a serem solucionados.

O valor do investimento total no projeto está orçado entre R$ 700 mil e R$ 1 milhão, conforme informou Paulo Henrique, dinheiro este que, assegura, virá da iniciativa privada. Esta parece ser até agora, a única alternativa para que o Trem Rio-Minas saia do papel, já que as prefeituras passam o mês economizando para poder honrar suas folhas de pagamento. O prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida (foto abaixo), por exemplo, afirma ser "simpático" e apoiar o projeto, mas não vê nenhuma possibilidade de investir um centavo nesta iniciativa. 

image"Desde que fui procurado sobre este projeto eu disse que vou dar todo apoio para que ele possa ser concretizado, mas eu ainda não fui convencido devido a questão do custeio. Porque hoje a linha férrea está sendo desativada por falta de investimento do Brasil e é um custo muito elevado. Se você pegar e dizer que 'há mais existe um trem em Tiradentes'; sim, mas é diferente, porque lá existem grandes empresas que ajudam a financiar o serviço. (...) Amanhã ou depois, quem sabe teremos outras empresas acreditando no sonho, depositando recursos para poder ajudar, mas na verdade, eu preciso ainda ter uma aprovação da questão do planejamento contábil e financeiro", explicou.

Questionado se a Prefeitura está investindo recursos no Projeto, Willian foi categórico: "Não. Não está investindo e o município hoje - em momento de crise - tem prioridade para cobrir a Folha de Pagamento dos servidores, os serviços básicos como limpeza, saúde e educação. Então eu não tenho coragem nem capacidade de fazer um investimento grande se nós temos outras prioridades". E concluiu fazendo algumas observações ao projeto: "Eu vejo a iniciativa com bons olhos, mas eu vejo que tem que ser diminuido o espaço (sic) da linha férrea", disse, além da necessidade de outras adequações. Ao ser lembrado que o tempo de viagem entre Cataguases e Três Rios será de aproximadamente seis horas, ele completou; "Não ha viabilidade". (Fotos: Pólis Recreio e arquivo do Site do Marcelo Lopes)



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Tags: Trem, Rio-Minas, projeto turístico, turismo





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