Em 07/10/2016 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Polícia Militar faz balanço das eleições e anuncia construção de novo Quartel

Major Willian Machado tendo ao fundo tenente Lovisi, durante a coletiva de imprensa

Major Willian Machado tendo ao fundo tenente Lovisi, durante a coletiva de imprensa

Download
O comandante da 146º Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases, Major Willian Machado, realizou na manhã desta quinta-feira, 6 de outubro, uma entrevista coletiva no Quartel daquela Corporação para fazer um balanço das eleições municipais. Ele aproveitou também para falar sobre o trabalho que vem desenvolvendo na área sob sua responsabilidade e abordou temas como trânsito, combate a criminalidade, veículos e efetivo e do terreno que o governo de Minas destinou para a construção da nova sede da PM na cidade.

imageMajor Willian abriu a coletiva apresentando o Tenente Eduardo Lovisi, que passa a integrar a Companhia como comandante do Segundo Pelotão, responsável pelo policiamento nos municípios de Santana de Cataguases, Itamarati de Minas, Astolfo Dutra e Dona Euzébia. Ele veio de Leopoldina e juntamente com os tenentes Thiago Lemes, responsável pelo policiamento em Cataguases e André Carvalho, que comanda a segurança em Miraí e São Sebastião da Vargem Alegre, completa a equipe de oficiais da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar.

Sobre as eleições municipais, Major Willian disse que em sua área de atuação o dia transcorreu tranquilamente "apenas com algumas prisões decorrentes da boca de urna, que é proibido, mas mas nada que pudesse macular o trabalho feito, sendo que os ânimos ficaram um pouco mais exaltados em Astolfo Dutra, mas nada que mereceu maior destaque", salientou. Ele informou que recebeu reforços de Juiz de Fora e que contou com 99 policiais militares, sendo 49 atuaram apenas em Cataguases e os demais foram alocados nas cidades onde haviam histórico de eleições mais concorridas.

Com relação à violência em Cataguases, Major Willian nega o aumento nos índices de criminalidade, e diz que hoje a população está mais bem informada sobre os fatos do que no passado e isso a faz ter uma falsa sensação de insegurança. Ele revela informações, por exemplo, sobre furtos de celular, em que quase a totalidade dos aparelhos foram recuperados e os autores detidos pela Polícia Militar. O comandante diz que não há como a PM evitar homicídio, mas tem feito um trabalho árduo no sentido de impedir que o mesmo autor repita o crime ou que aconteça a vingança. 

imageNo que diz respeito a outros crimes, Major Willian disse que de janeiro de 2015 a ouburo daquele mesmo ano a Polícia Militar havia apreendido 22 armas de fogo e este ano, no mesmo período, apreendeu a mesma quantidade. Ainda dentro do mesmo espaço de tempo no comparativo, em 2015 foram furtados 61 veículos e este ano a PM já recuperou até agora, 62 carros e motos que foram roubados. De janeiro a outubro de 2015 foram efetuadas 508 prisões e neste mesmo período deste ano foram presas 483 pessoas e, por fim, 72 menores foram apreendidos em 2015 de janeiro a outubro e este ano, até a presente data 77 adolescentes foram levados até a presença da autoridade policial, informou o comandante da 146ª Cia. PM.

A atuação da Polícia Militar no trânsito, revelou o Major, "será restrita ao cumprimento da legislação vigente. Até porque o trânsito carece de uma fiscalização e assim a gente consegue recuperar veículos e armas. Estas blitz tem um lado preventivo e não apenas punitivo. Agora, a nossa atuação tem por objetivo basicamente evitar as infrações de trânsito. As ações vão continuar e vai ter dias e horários que elas não serão tão determinantes em razão de nossas demandas com relação ao crime", explicou. 

Situado em um prédio inadequado para a suas funções o Quartel da Polícia Militar finalmente acaba de ganhar do governo de Minas Gerais um terreno para construir sua nova sede. Localizado no espaço do Colégio Cataguases, a área de 2500 metros quadrados fica próxima a quadra descoberta daquela escola e vai permitir que a PM tenha um quartel de acordo com as normas preconizadas pelo Comando da Polícia Militar de Minas Gerais, revelou o Major. Ele acrescentou que parte dos recursos para as obras já está garantida e que "ano que vem o serviço deverá ter início, mas tranquilizo a todos quanto aos recursos, pois eles estão assegurados", disse, finalizando que aquele local, além de ser melhor aproveitado, vai deixar aquela região mais segura".
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: quartel, polícia militar, eleições, segurança pública, criminalidade





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: