Em 20/11/2015 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Laboratório de Multimídia Interativa do Campus Rio Pomba consegue registro de software

Esta é apenas mais uma das conquistas do grupo que tem ganhado destaque por sua participação em eventos nacionais e internacionais.

Esta é apenas mais uma das conquistas do grupo que tem ganhado destaque por sua participação em eventos nacionais e internacionais.

Download
Um jogo eletrônico em que o participante é guiado por meio de comandos de voz é o primeiro software desenvolvido pelo Laboratório de Multimídia Interativa (Lamif), do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba, a conseguir registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O áudio game Fuga, desenvolvido para deficientes visuais, é um jogo assistivo com som 3D e controlado por kinect. O produto é fruto de pesquisa realizada pelo professor Alex Fernandes Machado e os estudantes Gabriel Moreira, Lucas Nascimento, Matheus Ramalho e Paulo Roberto Faustino.

Esta é apenas mais uma das conquistas do grupo que tem ganhado destaque por sua participação em eventos nacionais e internacionais. No dia 14 de outubro, Alex Machado levou o conceito do desenvolvimento de softwares para deficientes visuais para I Simpósio Nacional de Tecnologia Assistiva do Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro. Ele foi responsável pela oficina que tratou do estado da arte no entretenimento digital para cegos. No final de outubro, o trabalho "Uma proposta de jogo assistivo para dispositivos móveis em prol da inclusão digital de deficientes visuais", elaborado por Alex Machado, Josimar Ribeiro, Maria Aparecida Junqueira e Luiz Felipe Cunha, foi apresentado no IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação.

Já nos dias 11 e 13 de novembro, os pesquisadores participaram do XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), em Teresina (PI). Foram apresentados os seguintes trabalhos:

Music Sheet Challenge – Um jogo educativo para o ensino de partituras musicais; Leonardo Faêda, Pablo Sanches, Miguel Lopes e Alex Machado

Introdução à lógica de programação utilizando robôs educacionais para crianças do ensino básico; Lucas Oliveira, Letícia Ribeiro e Alex Machado

Curso de Unity3D integrado com Leap Motion e Oculus Rift; Matheus Ramalho, Gabriel Martins, Paulo Faustino.

Em outubro, o grupo conseguiu algo que todos pesquisadores da área desejam: a publicação de trabalho completo em evento internacional. Dois projetos foram aprovados no European Simulation and Modelling Conference, evento realizado na Inglaterra, entre 26 e 28 de outubro. Foram aprovados os seguintes artigos:
Metaheuristics applied to the autonomous movement of intelligent agents; Dâmaris Bento, Bárbara Rodrigues, Juliano Alves, Bruno Sousa, Angelo Neves Júnior, Lindomar Matos e Alex Machado.

Affective computing: measuring the player emotions in virtual reality environments; Gabriel Moreira, Paulo Roberto Faustino, Matheus Ramalho, Esteban Clua, Alex Machado e Matheus Baffa.

Ações na região
Os integrantes do Lamif também têm sido chamados para participar de eventos em instituições de ensino da região. Em setembro, o grupo promoveu atividades na Semana do Pensar na Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (MG). Em 6 de novembro, foi a vez de os estudantes da Faculdade Doctum, de Cataguases (MG), conhecerem os projetos desenvolvidos pelo grupo. E no dia 9, o Lamif marcou presença no II Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simepe) do IF Sudeste MG, em Barbacena (MG).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas

Tags: miltimídia, laboratório, campus Rio Pomba, software





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: