Em 17/11/2015 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Leopoldina realiza Semana Anjosiana e divulga resultado do concurso de Poesias

A poesia "Avatares de Nós Dois" foi a grande vencedora do Concurso

A poesia "Avatares de Nós Dois" foi a grande vencedora do Concurso

Download
Terminou nesta sexta-feira, 13 de novembro, a Semana Anjosiana, que contou com uma programação variada no espaço Augusto dos Anjos. Lá aconteceram um Sarau de poesias que recebeu o nome do poeta e também  foram lançados os livros "Da Vida à Poesia" de Públio Cunha e "Histórias do Rio Pirapetinha" de José Mauro Pires Silveira. 

Na quarta-feira, 11 de novembro, amigos e admiradores lotaram o Espaço para homenagear Serginho do Rock com o evento "Serginho do Rock entre amigos" que contou com depoimentos e casos com apresentação musical de Natália Montes. No dia seguinte, os alunos da Escola Estadual Augusto dos Anjos e Centro Educacional Conhecer declamaram poesias junto ao túmulo do Augusto dos Anjos no cemitério local celebrando 101 anos de sua morte. Às 19 horas foi realizada a palestra "Augusto dos Anjos, uma poética do corpo", proferida pelo professor Fernando Fiorese e em seguida, o lançamento de seu romance "Um chão de presas fáceis".

image"Avatares de Nós Dois" vence o 24º Concurso de Poesias Augusto dos Anjos 
A grande vencedora da noite foi a poeta Fernanda Hamann de Oliveira, da cidade do Rio de Janeiro, com o pseudônimo de Joana Amarante, com a poesia "Avatares de nós dois", interpretada pela declamadora Angélica Vargas Santana.

Após um mês de inscrição, a organização do concurso recebeu mais de 600 poesias, de todas as regiões do Brasil e de alguns países, como, Portugal e Japão. Com 473 poesias validadas, foram selecionadas 20 pela Academia Leopoldinense de Letras e Artes, organizadora do concurso que começou no início da década de 1990.

Capitaneadas pela servidora municipal Maria Helena Vieira, a equipe lutou com bravura, adquirindo um tal grau de aprimoramento que já na quarta edição o certame teve âmbito nacional, e no ano seguinte, através da Lei nº 2.844, passou a fazer parte do calendário oficial do município.

Ao longo destes 24 anos, Leopoldina tem vivido momentos especiais de culto à poesia, através dos inúmeros poetas e declamadores que atualmente se apresentam na solenidade que marca o julgamento final deste concurso. Os autores locais têm, assim, oportunidade de conhecer seus pares, ouvir novas vozes, sentir outras emoções. E muitos pequeninos começaram a trilhar a estrada literária estimulados pela vivência deste acontecimento. (Fotos: Gentilmente cedidas pela Alla)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação da Academia de Letras e Artes de Leopoldina

Tags: Augusto dos Anjos, Concurso de Poesias, Semana Anjosiana





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: