Em 17/12/2011 às 20h55 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Deputado Doutor Wilson Batista liberou R$258 mil para Hospital de Cataguases comprar máquinas de hemodiálise

O Deputado Estadual Doutor Wilson Batista esteve neste sábado, 17, na Rádio Mais FM, quando foi entrevistado pelo radialista Gomes, que mantém um programa diário naquela emissora com grande audiência. A convite daquele apresentador, o jornalista Marcelo Lopes, responsável por este Site, colaborou com algumas perguntas. O Deputado chegou acompanhado da amiga e coordenadora de sua campanha no município, a também presidente do Democratas, Regina Fonseca. Ele, que é médico e natural de Muriaé, foi um dos mais votados nas últimas eleições em Cataguases, onde trabalha na Policlínica Municipal.
Na entrevista o Deputado Doutor Wilson Batista falou sobre diversos assuntos como Saúde, Deficiente Físico, Drogas, Política e fez um balanço de sua atuação neste primeiro ano de mandato. Veja o que ele disse sobre cada um destes temas.


SAÚDE – Nesta área pude dar início a um trabalho bastante consistente. O primeiro deles, e a meu ver um dos mais importantes, é a implantação do Projeto Caminhos da Prevenção na Oncologia, que consiste em uma carreta especialmente equipada com sala para pequenas cirurgias, aparelhos para o diagnóstico de alguns tipos de câncer, como o de mama, colo do útero e de próstata, e que vai percorrer toda Minas Gerais realizando este trabalho de prevenção. Este ano estamos iniciando o programa, com recursos de Emenda Parlamentar de minha autoria. Paralelamente elaborei um projeto de lei neste sentido, criando este programa para todo o Estado e, após aprovado, entrará em vigor já em 2012, porque o Governo já acatou nossa ideia. Com esta unidade móvel vamos fazer a prevenção nas pessoas que não têm acesso a este tipo de exame. Tudo gratuitamente e feito por profissionais especialmente treinados.
Outro assunto de grande interesse para Cataguases foi a liberação que conseguimos, em parceria com Deputado Marcos Pestana, de recursos no valor de R$258 mil, para o Hospital de Cataguases adquirir onze novas máquinas de hemodiálise. Agora, o Hospital vai realizar o seu procedimento interno de compra deste equipamento, e creio que não vai demorar para que elas comecem a funcionar.
Por fim, quero anunciar que estamos conseguindo implantar aqui um Posto Avançado de Coleta de Sangue. A ideia e montar uma estrutura aqui no Hospital em parceria com o Hemominas para que os doadores não precisem mais ir a Além Paraíba ou Juiz de Fora, fazer a coleta. É preciso, para isso, também o empenho do prefeito William para que este serviço chegue a Cataguases.
DROGAS – O Governo de Minas lançou o programa Aliança pela Vida. Ele dá suporte aos dependentes químicos no enfrentamento deste problema que está crescendo dia a dia. Nós sabemos que o crack, por exemplo, é uma droga muito nociva e que o usuário, muitas vezes, é levado para o crime como recurso para manter o seu vício. Neste sentido nós estamos lutando para que seja implantado aqui em nossa região um centro psicossocial para tratamento de álcool e drogas, totalmente gratuito para as pessoas. Hoje, por exemplo, as clínicas podem se credenciar junto à Subsecretaria Antidrogas para receber estes recursos e poderem internar um determinado número de usuários sem custo para as famílias.
DEFICIENTE FÍSICO – Este ano a Assembléia Legislativa criou a Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência e tive o privilégio de ser convidado para presidi-la, segundo o presidente da nossa Casa, por causa do meu envolvimento na área de saúde e meu comprometimento com esta causa. E tenho trabalhado muito nesta luta pelos direitos das pessoas deficientes. Principalmente contra a discriminação que ainda hoje é muito grande. E esta luta é imensa porque o Brasil tem poucas leis que garantem a igualdade aos deficientes, mas elas também não são cumpridas. Então dentro da Comissão estamos priorizando muito esta questão da acessibilidade com projetos de lei que vão melhorar a vida destas pessoas. Basta para isso que elas tenham a mesma oportunidade que as outras.
POLÍTICA – Com relação às eleições de 2012, primeiramente devo dizer que não serei candidato a prefeito de Muriaé. Vou cumprir o meu mandato de Deputado trabalhando por nossa região. Aqui em Cataguases me manterei neutro. Não tenho motivos para apoiar um determinado candidato, até porque os eleitores que votaram em mim têm suas preferências, e acho justo que façam suas escolhas naturalmente. Estarei aqui ajudando Cataguases no que puder independente de qual candidato for eleito prefeito. Quanto ao meu partido, PSD, que aqui tem três vereadores, acredito que se nenhum deles se lançar a prefeito, terão liberdade para apoiarem o candidato que desejarem.
AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS PARA 2012 – Acredito que 2011 foi muito produtivo para um deputado que inicia o seu mandato como é o meu caso. Com relação ao ano que vem, tenho projeto protocolado na Assembleia voltado para a erradicação da pobreza. Só em Minas ainda existem 900 mil famílias que vivem em condições de extrema pobreza. Acho que nós temos que avançar muito neste campo, na desigualdade social e no enfrentamento às drogas. Acho que isso tem que realmente ser uma bandeira de trabalho do governo no próximo ano. Outra área que também vejo como essencial é a qualificação de jovens para o mercado de trabalho. As escolas hoje precisam ter uma parceria com as empresas para que ao formar o profissional ele possa ter acesso rápido ao mercado. Hoje o que vemos são jovens sem emprego porque falta-lhes esta ponte que una escola à empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: