Em 30/12/2014 às 13h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Em Recreio, projeto pioneiro de reflorestamento planta mais de 200 mudas

O prefeito Ônio Fialho planta uma das mudas nas imediações do manancial

O prefeito Ônio Fialho planta uma das mudas nas imediações do manancial

Download
Em 2014, o município de Recreio vivenciou uma das piores estiagens de sua história, o que levou à escassez de água em açudes, fontes, córregos e no manancial que abastece a cidade, o que obrigou a prefeitura, através do SAAE a adotar o racionamento no abastecimento em residências, durante uma semana, no mês de outubro, entre 18h e 6h.

Na tentativa de amenizar este transtorno da falta de água e os impactos que o homem vem causando ao meio ambiente, a Prefeitura Municipal e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto "SAAE", executaram na última semana, o projeto pioneiro "Reflorestamento Já! Eu Apoio!", com o plantio de mais de 200 mudas na área de proteção permanente do manancial, localizado a aproximadamente 2 quilômetros da zona urbana e também na área verde da Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos, no distrito de Conceição da Boa Vista. 

O projeto tem o apoio do Instituto Estadual de Florestas – IEF/Leopoldina. "O reflorestamento do manancial foi importante, pois no futuro próximo, as árvores plantadas vão proteger as cabeceiras, o curso do córrego e o volume de água. Sem a flora nativa a água da chuva penetra com mais intensidade no solo e os sedimentos são depositados dentro do córrego, provocando assoreamento e mudança na qualidade da água. Neste sentido o nosso projeto de recomposição desta área será importante para a manutenção da biodiversidade e a preservação do recurso hídrico", explicou o Prefeito Ônio Fialho Miranda.

A Área de Preservação Permanente do manancial que é o responsável pelo abastecimento de Recreio recebeu mudas nativas e frutíferas das seguintes espécies: unha de vaca, pau-brasil, paineira, jatobá, jequitibá, aroeira, escumilha, ipês, jacarandá mimoso, jacarandá graneleiro, goiaba, jabuticaba, abiu, amora, romã, jaca, pitanga, abacate, caju, cacau e várias outras. A extensão demarcada e reflorestada à margem esquerda, na Fazenda Ribeirão, de Gilson Pereira, foi de aproximadamente 1.500 m². Em 2015, os idealizadores do projeto farão o plantio à margem direita do manancial em terras da Fazenda Sesmaria, de propriedade de Gilberto Junqueira.

Na área verde da Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos o plantio foi feito com o intuito de amenizar os impactos causados com a construção da usina, realizado em 2012 pela empresa gestora da UHE Barra do Braúna, Brookfield Energia Renovável, com recursos de R$ 641 mil do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social "BNDES" e atualmente administrada pela Prefeitura.

"Para integrar a população e conscientizá-la sobre a importância do reflorestamento, em 2015, assim que iniciar o ano letivo, faremos um pit stop, com participação de estudantes, nas ruas da cidade, que farão a entrega de panfletos informativos e sementes de árvores nativas", informou o diretor do SAAE, João Alcides Campos Ferreira.
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Recreio.

Tags: mudas, Recreio, árvore, reflorestamento





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: