Em 02/02/2014 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Prefeito de Além Paraíba cancela repasse de verba para agremiações carnavalescas

Por causa desta decisão, a Liga Independente das Escolas de Samba realizou um protesto neste sábado no centro da cidade

O protesto das agremiações mobilizou o centro da cidade

O protesto das agremiações mobilizou o centro da cidade

Download
O Carnaval 2014 continua sendo motivo de muita polêmica em Além Paraíba. Às 10 horas da manhã de sábado, 1º de fevereiro, representantes das agremiações Bloco Unidos da Ponte, Bloco União da Ilha e Bloco Acadêmicos do Santa Rosa, Escola de Samba Império do Planeta II, Escola de Samba Império do Goiabal e Escola de Samba Mocidade Independente, se reuniram para fazer um manifesto pela realização do Carnaval de rua naquela cidade, recentemente cancelado. Com o tema "Carnaval pra rua, ja!" a iniciativa saiu da antiga "Fábrica de Papel Santa Helene e percorreu o Centro de Além Paraíba. A iniciativa foi da Liga das Escolas de Samba daquele município.

A Presidente da Liga, conhecida por Meirinha, disse que o importante agora é garantir a realização do carnaval em 2015. o Presidente da Escola de Samba Império do Planeta II, Edmilson Rodrigues, voltou a afirmar que houve sim interesse da Prefeitura Municipal em não realizar os desfiles e que a escola tem uma dívida de aproximadamente R$19.000, com a compra de fantasias. No dia 22 de janeiro último o prefeito daquele município, Fernando Lúcio Donzeles decidiu, com base na legislação vigente não repassar os recursos para as agremiações carnavalescas tomando como base o fato de que nenhuma delas prestou contas por escrito dos gastos à Câmara Municipal conforme prevê a Lei nº 2803/2010. Com base neste descumprimento a Secretaria Municipal de Justiça avisou ao chefe do executivo municipal que não seria possível efetuar o repasse sob pena de o prefeito incorrer em crime de responsabilidade. 

Também se embasando na mesma legislação, a Secretaria Municipal de Finanças revelou-se contrária ao repasse, devido a atual situação financeira do Município. Em seu despacho final, o Prefeito Fernando Lúcio afirmou ainda que não houve por parte das entidades, individualmente, o compromisso por escrito de participar do desfile nas condições estabelecidas pelo Decreto 4.750/14, mas, apenas, manifestação da Liga Independente das Escolas de Samba. Para reforçar sua decisão, Fernando Donzeles citou a realização de diversas pesquisas em emissoras de rádio e nas redes sociais que revelaram um alto grau de conscientização da população que preferem ver o Município priorizando a solução de seus muitos problemas antes de investir em Carnaval. Assim o prefeito candelou o repasse de recursos financeiros para as agremiações carnavalescas, mas manteve a realização do baile do Sereno, blocos de arrastão, trio elétrico e bandas de música ao vivo que vão se apresentar ao final de cada tarde durante os quatro dias da Festa de Momo. (Foto: De Olho em Além)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Jornal De Olho em Além e Agora Jornais

Tags: Carnaval, Além Paraíba, Fernando Donzeles





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: