Em 15/09/2013 às 14h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Arquivo Público de Cataguases tem acervo cuidado e disponibilizado à população

João Carrara e Zeca Junqueira explicam a situação do Arquivo Municipal

João Carrara e Zeca Junqueira explicam a situação do Arquivo Municipal

Download
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cataguases realiza trabalhos de higienização, catalogação, classificação e armazenamento do acervo do Arquivo Público Municipal, que reúne grande quantidade de material histórico, como exemplares do jornal oficial (Jornal Cataguases) e de outros periódicos que circularam em Cataguases, além de livros, revistas, pinturas, fotografias, filmes e projetos arquitetônicos realizados ao longo dos anos no município.

Regulamentado pelo Decreto 48 de abril de 1901, o Arquivo Público está localizado na antiga Estação Ferroviária de Cataguases e, segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo Zeca Junqueira, existe uma necessidade urgente de intervenção especializada no sentido de recuperação de documentos danificados, para que o acervo seja preservado. "Essa avaliação técnica só pode ser feita por especialistas e já estamos em contato com uma restauradora formada pela UFMG que vai desenvolver o projeto para salvaguardar o acervo", destacou o Secretário, lembrando que "o Arquivo Municipal já era para ter sido tratado com atenção há tempos, porque lá está uma parte da história de Cataguases".

imageDe acordo com João Carrara Neto, que trabalha no Arquivo Público Municipal, o acervo guarda projetos realizados por Humberto Mauro, Niemayer, Del Peloso, Luzimar Goes Teles, bem como reúne registros antigos de livros criminais, eleitorais, de atas de reuniões da Câmara Municipal e de protocolos da Prefeitura de Cataguases, entre diversos outros importantes documentos. "Existe uma grande procura pelo acervo e, só este ano, mais de quatrocentas pessoas dentre pesquisadores, alunos e turistas já visitaram o Arquivo Público de Cataguases", destacou Carrara.

Zeca Junqueira ressaltou que tudo o que for preciso ser feito para preservar os documentos do Arquivo Público Municipal será devidamente orçado, para que a Secretaria de Cultura tenha condições de planejar as ações. "Além de recuperar os documentos danificados, é preciso acomodá-los em espaço adequado e em local devidamente climatizado, para garantir maior vida útil à eles", disse o secretário que também enfatizou a necessidade de digitalização do acervo, "visando facilitar a consulta e manuseio por parte dos pesquisadores e também garantir mais segurança do registro histórico de Cataguases que ao longo dos anos sofreu perdas irreversíveis", concluiu o titular da Cultura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: arquivo, público, municipal, cultura, Cataguases





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: