Em 25/07/2013 às 14h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Egito está prendendo e ameaçando deportar refugiados sírios, diz ONG

Download
O Egito vem detento refugiados sírios sem acusação formal e ameaçando deportá-los, num ambiente de crescente hostilidade desde que o Exército assumiu o poder, no mês passado, disse na quinta-feira a entidade de direitos humanos Human Rights Watch.

Pelo menos 90 mil sírios estão no Egito fugindo da guerra civil do seu país, e muitos se queixam de intimidações desde que o Exército depôs o presidente islâmico Mohamed Mursi, em 3 de julho.

Eles têm medo de serem tratados como bodes expiatórios para problemas internos do Egito, e citam em especial as alegações da imprensa e do governo sobre a infiltração de estrangeiros no Egito e sua participação em atos violentos.

A HRW, com sede em Nova York, disse que a polícia egípcia prendeu 72 homens sírios e nove meninos só nos dias 19 e 20 de julho, incluindo algumas pessoas já registradas como candidatas a asilo e pelo menos nove sírios com vistos válidos ou autorização de residência. Pelo menos 14 foram ameaçados de deportação.

"Um clima político tenso não é justificativa para que agentes policiais e militares retirem dezenas de homens e meninos sírios do transporte público e os atirem na prisão sem consideração por seus direitos", disse Nadim Houry, subdiretor da HRW para o Oriente Médio e Norteda África.

As autoridades egípcias não se pronunciaram de imediato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: egito - ong - refugiados





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: