Em 26/06/2013 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Moradores do bairro Bandeirantes e Polícia Militar implantam a "Rede de Vizinhos protegidos"

Sargento Jorge explica o projeto aos moradores

Sargento Jorge explica o projeto aos moradores

Download
O programa "Rede de Vizinhos Protegidos" vem obtendo grandes resultados em muitas cidades de Minas Gerais e, na última quarta-feira, 19, começou a ser implantado em Cataguases. O primeiro território a receber o projeto será o bairro Bandeirantes e os moradores já se reuniram com representantes da 146ª Companhia de Polícia Militar em Cataguases para serem orientados sobre a estrutura e o funcionamento da Rede. Na ocasião, estiveram presentes o major Antônio Carlos de Freitas, o Tenente Expedito Lima Anselmo, o coordenador do projeto, Sargento Jorge Roberto Silva Alves, o responsável pela Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, Cabo Onéias de Oliveira Costa e o responsável pela Assessoria de Comunicação Organizacional da 146ª Companhia, Cabo Ronaldo de Oliveira.

Conforme explicou o sargento Jorge Roberto, o esquema da Rede é a vizinhança se agrupar em laços de cinco residências, duas de um lado e três de outro, de modo que os vizinhos funcionem como "câmeras vivas", monitorando o espaço do laço. "É necessário que todos os membros das famílias participantes conheçam o projeto, para que, caso observem alguma pessoa, veículo ou atividade suspeita nos arredores das residências, possam se comunicar e acionar a polícia militar que fará a averiguação no local", explicou Jorge (foto abaixo).

imageO coordenador lembrou que o maior número de ocorrências que a polícia registra em Cataguases é de furtos e a "Rede de Vizinhos Protegidos" objetivará exatamente coibir a ação dos criminosos. O projeto baseia-se no artigo 144 da Constituição Federal de 1988 que, a respeito da segurança pública, diz que ela é dever do estado, mas responsabilidade de todos. "Por isso é importante esse trabalho da população em parceria com a Polícia Militar", destacou o sargento, frisando que os participantes precisam realizar reuniões periódicas para definir e atualizar formas de contato e melhorias da Rede. 

Jorge Roberto destacou ainda que mesmo com a realização dessas ações, os cidadãos devem, sobretudo, não dar chance para o criminoso, mantendo sempre os portões fechados e exercendo medidas básicas de segurança. "Inclusive é necessário que as pessoas se protejam também em locais públicos, evitando, por exemplo, andar com grandes quantias em dinheiro ou com objetos valiosos, como bolsas, celulares e carteiras atrás do corpo", completou o sargento, concluindo que a Rede é muito importante, porque "quando você está em casa, o seu vizinho é o seu parceiro mais próximo para o caso de necessidade e defesa, na sua ausência, ele é a segurança mais próxima de sua família e do seu patrimônio", finalizou. (Foto: Paulo Victor Rocha)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: vizinhos, protegidos, rede, segurança





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: