Em 12/06/2013 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Câmara tem sessão tranquila, rápida e quase sem público

A sessão desta terça foi uma das mais tranquilas do ano

A sessão desta terça foi uma das mais tranquilas do ano

Download
A reunião ordinária da Câmara Municipal de Cataguases desta terça-feira, 11, foi uma das mais objetivas deste início de legislatura. Casa vazia, com pouco mais de seis pessoas, a maioria, jornalistas, teve também uma pauta bem enxuta. Nenhum projeto de lei foi aprovado, mas a próxima sessão, o debate certamente voltará a esquentar com as votações do Programa Plurianual para o quadriênio 2014/2017 e a do do Programa Especial e Temporário de Recuperação Fiscal - Refis, que o prefeito Cesinha pretende ver aprovado para recuperar as finanças do município.

O Programa Plurianual é uma espécie de cronograma de intenções do que o Executivo pretende fazer nos próximos quatro anos. Neste sentido, é um importante documento para saber em que ou quais setores a atual administração vai investir com mais vigor. O vereador José Augusto Titoneli apresentou emenda ao texto de autoria do Executivo.Sua intervenção, caso seja aprovada, o Governo Cesinha terá que pagar o piso nacional de salário aos professores utilizando sessenta por cento da verba oriunda do Fundeb e o restante por meio de recursos próprios. E, em outro artigo do Programa Plurianual, prevê a "construção/ ampliação do Cemitério Municipal - 190.000,00", além de uma capela mortuária na entrada antiga do atual cemitério, para a qual destina R$10.000,00. 

Em outra Emenda, desta vez ao projeto de lei número 17/2013, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração de lei orçamentária de 2014 e dá outras providências, o vereador José Augusto Titoneli, altera para 5% o percentual para o Executivo fazer abertura de créditos adicionais suplementares. Além disso, faz outras trinta e cinco proposições substituindo as originalmente criadas pelo Executivo. Dentre estas alterações estão a implantação da Usina de reciclagem e compostagem de lixo, Instalação de novos PSFs, Abertura do Pronto Cordis e o pagamento do piso nacional de salário aos professores, entre outras.
 
imageNo Grande Expediente destaque para dois discursos, o de Geraldo Majella, que saiu em defesa do colega Joãosinho de Vista Alegre (foto). Segundo ele, aquele vereador vem sendo criticado injustamente, como se ele não fosse um parlamentar atuante. Joãosinho tem conseguido junto a políticos de alto escalão um grande número de cirurgias de catarata gratuita que são realizadas em uma cidade depois de Belo HOrizonte. "É preciso ficar atento a este tipo de atitude porque hoje atacam ao Joãosinho, amanhã será o Walmir, depois o Canjica e por aí afora. Este tipo de atitude nada contribui para melhorar nossa cidade", completou.

Outro pronunciamento, foi o de Serafim Spíndola. Na Tribuna criticou a transferência do Cisum para Leopoldina. "Lá já tem a Diretoria Regional de Saúde, a Regional de Educação, agora vai o Cisum e ainda por cima, vai ter também um posto avançado do Hemominas. Eu não consigo entender como isso pode ser bom pra Cataguases", lamentou concluindo que, apesar de tudo isto que o desagrada ainda continua acreditando no governo de Cesinha Samor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: sessão ordinária, projeto de lei, Refis





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: