Em 29/05/2013 às 14h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Drone dos EUA mata nº 2 do Taliban no Paquistão, dizem fontes

Download
Um avião teleguiado dos EUA matou nesta quarta-feira o segundo homem na hierarquia do Taliban paquistanês na região do Waziristão do Norte, disseram três fontes oficiais de segurança, no que deve ser um duro golpe para os insurgentes.

O bombardeio matou sete pessoas, disseram as fontes paquistanesas, incluindo Wali-ur-Rehman, apontado como eventual sucessor de Hakimullah Mehsud à frente do Taliban paquistanês.

Esse foi o primeiro ataque com drones dos EUA no país desde a eleição geral paquistanesa de 11 de maio, em que os bombardeios teleguiados norte-americanos foram um tema importante.

"Este é um enorme golpe para os militantes e uma vitória na luta contra os insurgentes", disse uma fonte à Reuters, evitando entrar em detalhes.

O Taliban paquistanês é uma entidade separada, mas aliada, do Taliban afegão. O grupo, conhecido como Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), tem realizado ataques devastadores contra civis e militares locais nos últimos anos.

Ihsanullah Ihsan, porta-voz do Taliban paquistanês, disse à Reuters que o grupo não tem "relatos confirmados" sobre a morte de Wali-ur-Rehman.

Mortes causadas por drones são difíceis de serem verificadas de forma independente. Jornalistas estrangeiros precisam ter autorização militar para visitar as áreas tribais da etnia pashtun ao longo da fronteira com o Afeganistão.

Os combatentes do Taliban também costumam isolar imediatamente locais bombardeados, para que jornalistas paquistaneses não consigam ver as vítimas.

"O fato de o Taliban permanecer em silêncio e não confirmar nem negar a notícia é por si só peculiar", disse Saleem Safi, especialista paquistanês em questões do Taliban. "Mas se a notícia for verdadeira, então o Exército do Paquistão tem de agradecer aos EUA."

Fontes de segurança e integrantes de tribos do noroeste paquistanês disseram que o drone disparou dois mísseis que atingiram uma casa de barro na aldeia de Chashma, 3 quilômetros a leste de Miranshah, sede administrativa da região. Essas fontes disseram que houve sete mortos e quatro feridos.

O governo paquistanês ainda não confirmou oficialmente a morte de Wali-ur-Rehman.

A chancelaria voltou a criticar os bombardeios teleguiados dos EUA em território paquistanês, dizendo que eles são "contraproducentes, acarretam a perda de vidas civis inocentes, têm implicações humanitárias e para os direitos humanos e violam os princípios da soberania nacional, da integridade territorial e do direito internacional".

Em discurso na semana passada, o presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou que iria reduzir a ação dos drones, reservando-os apenas para casos em que o alvo representar uma ameaça iminente para os interesses norte-americanos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: avião teleguiado - paquistão - taliban - EUA





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: