Em 14/05/2013 às 13h50 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

BCE entra em conflito com Alemanha sobre resolução bancária

Download
O Banco Central Europeu (BCE) entrou em conflito com a Alemanha nesta terça-feira sobre a rapidez com que a zona do euro deve estabelecer uma união bancária completa, com o banco pedindo para que isso esteja pronto até meados de 2014 após Berlim ter declarado que quer ritmo mais lento.

Os ministros das Finanças da União Europeia que se reúnem em Bruxelas nesta terça-feira discutirão planos para a união bancária, o que pode ajudar o bloco de moeda única a lidar com as falências bancárias.

"Nós queremos um regime europeu único de resolução, junto com uma agência de resolução única e um fundo de resolução único que seja financiado por um imposto da indústria bancária", afirmou o membro do Conselho Executivo do BCE Joerg Asmussen, que é alemão.

"Isso deve entrar em vigor em paralelo ao mecanismo de supervisão único, com sorte até o verão (no hemisfério norte) do próximo ano", disse ele a repórteres ao entrar na reunião dos ministros das Finanças.

As declarações colocam Asmussen em conflito com o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Shaeuble, que argumentou que embora a legislação atual da União Europeia (UE) permita ao BCE agir como supervisor bancário único, o estabelecimento de nova autoridade de resolução única para reestruturar ou fechar os bancos quebrados vai exigir mudanças nos tratados da UE.

Esse processo pode levar anos e seria arriscado, já que os tratados revisados precisariam ser ratificados pelos 27 Parlamentos da UE.

Alguns diplomatas veem a exigência da Alemanha como uma tática para paralisar as discussões até após as eleições parlamentares em setembro, nas quais o assunto pode ser utilizado para angariar eleitores cansados dos resgates da zona do euro contra a chanceler alemã, Angela Merkel.

Mas Schaeuble insiste que uma base legal para a resolução bancária é crucial, porque neste estágio o dinheiro começa a estar envolvido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: banco central europeu - conflito - Alemanha





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: