Em 26/01/2013 às 20h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Mercado de trabalho da região Sul é tema de encontro em Lavras

O evento debateu as políticas públicas de trabalho

O evento debateu as políticas públicas de trabalho

Download

 

A Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) realizou, nessa quinta-feira (24), em Lavras, no Sul de Minas, o 1º Encontro Regional do Mercado de Trabalho de Minas Gerais. O evento debateu as políticas públicas de trabalho, emprego e renda do Sul de Minas, e contou com a participação do empresariado e entidades locais. Na oportunidade, também foi apresentada aos participantes a estrutura da secretaria, suas competências e os trabalhos desenvolvidos.

Durante abertura do evento, representando o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo, a superintendente de Regionalização, Neusa Maria Diniz Ferreira, ressaltou que um dos objetivos da Sete é o de captar vagas e qualificar o cidadão com qualidade. Ainda segundo Diniz, a Diretoria Regional de Lavras está atenta às demandas dos municípios que abrange. “O nosso diretor regional, José Eduardo Maia, está atento às oportunidades. A sua diretoria tem o compromisso de prestar todo o apoio técnico, acompanhando e supervisionando a execução das ações relativas às funções de trabalho, emprego e renda”, afirmou. O diretor regional, José Eduardo, destacou a importância do evento.  “Este é um momento importante para todos nós da região Sul. Vamos avaliar as necessidades e assim melhorarmos a integração entre os municípios e a nossa diretoria”, frisou.

A superintendente de Política de Geração de Emprego da Sete, Ligia de Oliveira Lara, apresentou os serviços oferecidos pelos Centros Estaduais de Políticas de Emprego e Renda (Ceper), entres eles o acolhimento dos trabalhadores. “Quanto mais bem feito for o processo, maiores são as chances de acertarmos o encaminhamento do trabalhador à empresa”, disse. A superintendente ainda deixou um recado aos empresários locais. “Estamos preparados para trabalharmos com as vagas disponíveis das suas empresas, aprimorando cada vez mais o processo, para o encaminhamento daquele trabalhador de melhor perfil para ocupar as vagas”, ressaltou.

Alinhar os cursos de qualificação com as demandas dos municípios. A ressalva foi feita pelo superintendente de Formação e Qualificação para o Trabalho, Bruno Dias Magalhães.  Segundo ele, em 2012, foram atendidos 75 municípios do Sul de Minas com cursos de qualificação. Ainda segundo Magalhães, no mês de fevereiro será elaborado o estudo de viabilidade das cidades mineiras que receberão qualificação no ano de 2013.

Para o presidente do Conselho Estadual do Trabalho, do Emprego e Geração de Renda do Estado de Minas Gerais (Ceter-MG), Iesser Anis Lauar, é preciso que os empresários enxerguem  as verdadeiras oportunidades e que elas sejam avaliadas com seriedade. “Com isso, ganha o empresário, ganha os nossos trabalhadores. Vamos ter mais qualidade para o trabalhador. A chance está aí. O Governo de Minas está pronto para ajudar”, destacou.

O assessor Especial de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Lavras, Hélio Teixeira Filho, elogiou a iniciativa. “Este é um momento especial para nossa cidade. Discutir tema tão importante é a comprovação de que queremos o melhor para nossos trabalhadores. É a certeza do desenvolvimento do nosso município”, afirmou.

A Diretoria Regional da Sete, que atende a região Sul do Estado, está instalada em Lavras e atende 153 municípios. Em 2012, as unidades do Ceper de Alfenas, Boa Esperança, Campos Gerais, Guaxupé, Itajubá, Lavras, Machado, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Três Pontas e Varginha tiveram 57.744 trabalhadores inscritos no Sistema Mais Emprego, com a captação de 19.787 vagas. No período, foram encaminhados 116.496 trabalhadores e colocados 8.222 no mercado de trabalho.

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: