Em 31/10/2012 às 20h05 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cesinha reafirma em entrevista desejo de cancelar o contrato com a Copasa, mas aceita acordo

O prefeito eleito, Cesinha Samor, discursa durante

O prefeito eleito, Cesinha Samor, discursa durante

Download

 

O Prefeito eleito de Cataguases, Cesinha Samor, concedeu uma entrevista na manhã desta quarta-feira, 31, ao radialista Ailton do Vale, da Rádio Melodia FM, em que reiterou seus compromissos de campanha. Aquela emissora, gentilmente cedeu a gravação ao Site do Marcelo Lopes que publica abaixo, os principais momentos da conversa em que o prefeito eleito falou pouco mais de uma hora.

 

Expectativa:

“A gente tem que fazer muito, mas muito pela nossa querida Cataguases.”

“Quero e peço a todos, inclusive aos que não votaram em mim, que rezem para que nós façamos, e eu digo façamos, porque vai ser a primeira vez em Cataguases, que o povo vai ter voz. O povo vai dizer o que vamos fazer nos bairros, o que precisamos na nossa querida Cataguases”.

“Temos que fazer uma administração muito correta. Gastar onde tem que ser gasto. E ter projetos. Ir ao governo federal para conseguir as tão sonhadas verbas para que façamos o que dissemos em nossa campanha eleitoral. É isso que espero de meus comandados e o povo de Cataguases que nos ajude. O problema é a nossa Cataguases que está - e não pode estar desse jeito - virando uma cidade dormitório. Nós temos que fazer de tudo para que ela volte a ser a Princesinha da Zona da Mata”.

 

O que espera encontrar na Prefeitura:

“Antes de assumir sei que prefeitura não é uma brincadeira (...) Eu tenho que chegar, saber tudo, saber como está a Prefeitura que estou pegando... É claro que não vou pegar rosas, vou pegar muitos espinhos”.

 

Contrato com a Copasa

“Vou repetir o que disse em todos os meus comícios: Nós vamos cancelar o contrato. Mas não quer dizer que não vai ser a Copasa que vai fazer o esgotamento sanitário. Podemos fazer até um acordo com a Copasa. O que eu disse e vou repetir: é um contrato leonino, um contrato covarde com a população de Cataguases. Isto eu repito com todas as letras, e muito tranquilo; já acabou a eleição, eu já fui eleito, o povo confiou em mim”.

“Não se pode admitir que você cobre 90% de um esgotamento sanitário em cima da água. Agora, recentemente, foi assinado um contrato com Além Paraíba, com 20% e a partir do momento em que as obras estiverem prontas. Isto é plausível, isto é que é contrato. (...) O contrato tem erros, foi muito mal feito. Não houve licitação, não houve as reuniões para o povo opinar, teve uma só. A Copasa estava inadimplente”.

“Vou repetir: tem que ter o esgotamento sanitário. É lei federal! Nós não podemos contrapor uma lei federal que é maior. Então o que eu quero deixar bem claro é que nós vamos fazer de tudo e vamos cancelar o contrato”.

 

Saúde - Neurocirurgião

“Vou repetir o que sempre falei em minha campanha eleitoral. Nós, assim que assumirmos a prefeitura, vamos entrar em contato com as cidades que fazem parte do Cisum – são cinco cidades – para que possamos ter um neurocirurgião aqui em Cataguases para fazer as operações que precisam ser feitas. E nós temos certeza que vamos conseguir. Isto aí pode ter certeza que é verdadeiro mesmo. E vamos ter que ter este neuro porque, infelizmente, todos nós, eu sempre falei isto, do mais simples ao mais ilustre cidadão, pode ter um AVC. E o atendimento mais perto que temos hoje é em Muriaé a 75 km daqui. E se não der tempo de chegar lá, perdemos uma vida que poderia ter sido salva aqui, se tivéssemos um neurocirurgião. Nós não podemos deixar de ter um atendimento para toda a população de Cataguases. Nós vamos ter um neurocirurgião aqui mesmo se a prefeitura tiver que custear. Nós temos que olhar para a população, para o povo”.

 

Policlínica - oftalmologista

“Naquele SUS, precisamos dar mais carinho à população que vai ali. Temos que ter dinheiro para botar ali. Lá não tem um desfibrilador, não tem coisas simples de ter. Outra coisa absurda que temos que arrumar um jeito é a passagem ali do SUS para o Hospital. Se o cara está mal, tem que atravessar aquela rua com chuva... Temos que resolver isso. Precisamos de um oftalmologista no SUS. Olha só: Quantas pessoas que precisam fazer operação e não fazem porque aqui em Cataguases não tem? Como é que em Miraí tem? Me falaram que lá tem um gabinete oftalmológico fechado. Eu quero ver esse gabinete. Quero colocar ele pra fora, para funcionar”.

 

Radiologia

“Vou procurar o Hospital de Juiz de Fora para ver o negócio da Radioterapia. Existem pessoas que saem daqui para fazer Radioterapia em Muriaé e Juiz de Fora. É uma coisa horrorosa, a pessoa volta passando mal, então a gente tem que fazer aqui em Cataguases, porque assim ela termina a sessão e vai direto pra casa dela, com mais conforto e rapidez. Nós vamos ter que ter a Radioterapia em Cataguases. Vamos correr atrás dos caras pra ver se eles continuam querendo fazer de graça. Ou seja: não tem como você não fazer”.

 

Remédio no SUS

“Não tem remédio no SUS, todo mundo reclama... precisamos ter sempre lá estes remédios básicos como Omeprazol, Amoxilina, Gardenal, não sei se são estes os remédios básicos, porque não estudei pra isso, mas os mais usados pela população. Remédio pra pressão... Porque se você está com a saúde em dia, você não vai procurar o médico, e sai mais barato”.

 

Willian e servidores municipais

“As pessoas que trabalham são pessoas boas e tudo aquilo que o Willian fez no governo dele que foi positivo, bom, nós vamos continuar. Não vamos parar uma coisa porque foi o Willian, a Maria Lucia ou o Tarcísio que fez. Tudo dele (Willian) que é bom, Cras, Caps, isso tudo vai continuar. Tudo que é beneficio para o cidadão cataguasense, não importa quem fez, vai continuar. As pessoas que são boas de serviço, que são contratadas e que não fizeram coisas erradas, não serão demitidas, primeiro porque não tenho todo mundo para colocar... Mas temos que colocar as pessoas certas nos lugares certos. Se é enfermeiro, vai trabalhar como enfermeiro, certo? Então eu quero tranquilizar algumas pessoas, que temem porque não votaram no Cesinha. Estamos numa democracia”. 

 

Atualizada dia 01/11/2012 às 13:20 para a seguinte correção: onde se lia "gabinete odontológico", o correto é gabinete oftalmológico".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: