Em 30/10/2012 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

CREA em Cataguases realiza, esta noite, reunião preparatória para Encontro Regional

Vista aérea de Cataguases (Foto: Jorge Fábio Nasci

Vista aérea de Cataguases (Foto: Jorge Fábio Nasci

Download

Será realizada logo mais, às 19 horas, na Casa de Cultura Simão, em Cataguases, a Reunião Preparatória para o 3º Encontro Regional Sudeste promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG) e pela Ouvidoria Geral do Estado (OGE), cujo tema será “Políticas Públicas e Corresponsabilidade Social”, que será realizado em Juiz de Fora nos dias 27, 28 e 29 de novembro. O evento desta noite tem por objetivo reunir profissionais da área tecnológica para discutir e elaborar um diagnóstico local e propor soluções para as questões levantadas. Serão discutidos cinco eixos temáticos: meio ambiente, rodovias mineiras, urbanicidade, alimentos e impactos das chuvas.

De acordo com o inspetor-chefe de Cataguases, o engenheiro civil Moisés Moura Brito Junior, uma das demandas urgentes do município é o levantamento de medidas para minimizar o impacto das chuvas na região. Em todo período chuvoso, o rio Pomba, que corta a cidade, transborda, causando enchentes e deixando centenas de moradores desabrigados. Nos últimos anos a situação tem se agravado devido ao crescimento urbano e a consequente construção em áreas de riscos como as cabeceiras de rio, o que provoca as enxurradas. No último período chuvoso a cidade chegou a decretar estado de emergência. “As enchentes aqui em Cataguases são violentas e de uma grande complexidade”, frisa o inspetor.

Outra demanda é a aplicação do Plano Diretor do município. Apesar de já possuir um documento que regulamenta as principais ações na cidade, uma boa parte do que é exigido não é cumprido. Segundo Moisés Júnior, não se segue um padrão para as construções de novas ruas, a abertura de novos bairros, e nem mesmo da pavimentação de vias. “É preciso o envolvimento de todos. O objetivo da reunião é justamente promover um debate acerca das principais deficiências da região. E faremos isso a partir do ponto de vista dos profissionais da área tecnológica, que conhecem a realidade local e poderão apresentar propostas para possíveis soluções desses problemas”, ressaltou ele. As demandas e propostas elaboradas na reunião preparatória desta terça-feira, 30, serão levadas ao Encontro Regional Sudeste.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MG 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: