Em 14/09/2012 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Governo do Estado promove cooperação entre universidades mineiras e australianas

Representantes das principais universidades da Aus

Representantes das principais universidades da Aus

Download

Estimular a construção de um ambiente de cooperação e aprofundar as relações entre as instituições de ensino superior de Minas e as universidades da Austrália integrantes do Group of Eight. Esses foram os principais objetivos do “Encontro para Cooperação Internacional: Academia, Governo e Indústria”, realizado, nesta quinta-feira (13), na Cidade Administrativa. O evento foi promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).

Pesquisadores, professores e técnicos debateram durante todo o dia temas ligados à genética bovina, mineração, água e saúde. Na oportunidade, as instituições apresentaram os trabalhos desenvolvidos no Estado às universidades australianas. O Group of Eight é uma aliança das principais instituições de ensino australianas, altamente reconhecidas nas áreas de pesquisa e formação profissional.

O diretor executivo do Group of Eight, Michael Gallagher, ressaltou que a Austrália tem feito um vigoroso trabalho em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Ele ainda destacou a iniciativa do encontro promovido pela Sectes, ressaltando a oportunidade dos temas discutidos.

“Esse debate é muito importante para mostrarmos o que estamos realizando. Além disso, estamos tentando entender os pontos comuns entre as instituições australianas e mineiras para sabermos onde podemos inserir as novas tecnologias”, afirmou.

De acordo com o coordenador de assuntos relacionados à água e pesquisador da Fiocruz, Guilherme Oliveira, o encontro foi fundamental para incentivar a internacionalização da pesquisa e da inovação em Minas Gerais.

“As instituições de pesquisa do Estado possuem um contato bastante significativo com as instituições da Austrália e com o Group of Eight. O que a gente está buscando com essa cooperação é, por intermédio do Governo do Estado, articular uma forma de subsidiar a execução de projetos e expandir essas interações,” explica Guilherme.

A representante da Assessoria de Parcerias Nacionais e Internacionais da Sectes, Cynthia Rocha, classificou o encontro com altamente proveitoso, ressaltando que ele irá promover a expansão da cooperação com a Austrália, estabelecendo novos parâmetros no desenvolvimento de pesquisas conjuntas entre as universidades de Minas e da Austrália.

Projetos

Após a abertura dos trabalhos, os pesquisadores foram divididos em grupos para discutir projetos de pesquisas nos quatro temas formulados pelas universidades mineiras e australianas.

Na área de saúde, Guilherme Oliveira revelou que após intenso debate, os pesquisadores acordaram que teriam interesse em desenvolver pesquisas nas áreas de doenças infecciosas, notadamente HIV e Malária, e também o Câncer.

Já na genética bovina, Melissa Miziara revelou os temas comuns aos pesquisadores mineiros e australianos. O interesse centrou-se na produção e reprodução animal; desenvolvimento e aprimoramento bioclimatológico e na área de qualidade de produtos. Ela defendeu também o estabelecimento de intercâmbios entre os pesquisadores, envolvendo também estudantes das universidades mineiras e australianas.

Já o pesquisador Francisco Barbosa, pontuou o interesse mútuo dos pesquisadores sobre a qualidade da água, biodiversidade, uso da água na mineração e área urbana, além do manejo de recursos hídricos, como os temas do quadro sobre a água.

E por fim, Renato Siminelli ressaltou que sobre o painel mineração ficou acordado que os pesquisadores estão interessados em promover a aproximação no debate dos problemas da área entre as empresas, o governo e as instituições de ensino.

De acordo com Cynthia Rocha, os projetos gerados a partir deste encontro serão submetidos à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que decidirá sobre a viabilidade de financiá-los. Novos encontros serão agendados entre os pesquisadores para definir onde serão alocados os recursos.

Estiveram presentes no evento pesquisadores e diretores de relações internacionais das universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Ouro Preto (Ufop), Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Viçosa (UFV), Uberlândia (UFU), Lavras (Ufla), São João del-Rei (UFSJ). Também estiveram presents os membros das universidades que integram o Group of Eight: The Australian National University, Monash University, The University of Adelaide, The University of Melbourne, The University of New South Wales, The University of Queensland, The University of Sydney e The University of Western Australia.

Fonte e Foto: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: