Dados do Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), indicam que o estado de Minas Gerais ampliou o acesso à educação integral em quase todas as etapas do ensino da rede pública desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
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Resultado de políticas como a Escola em Tempo Integral e de uma construção coletiva entre Governo Federal, estados e municípios, o percentual de matrículas em jornada ampliada nas creches em Minas Gerais passou de 59,4% para 61,6% entre 2022 e 2024. Na pré-escola, o salto foi mais significativo: saiu de 12,6% para 14,8% no mesmo período.
Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), o percentual era 8,8% em 2022 e foi para 12,7% em 2024. Já nos anos finais (6º ao 9º), o avanço foi de 6,9% para 7,8%. O ensino médio foi a única etapa com redução nas matrículas em tempo integral, de 24,9% para 18,2% no mesmo período. Considerando todas as etapas, em Minas houve aumento de 15,2% em 2022 para 16,5% em 2024.
NACIONAL – Em todo o país, entre 2022 e 2024, o percentual de dupla jornada nas creches passou de 56,8% para 59,7%. Na pré-escola, o avanço foi de 12,1% para 15,6% e, no ensino fundamental, de 14,4% em 2022 para 19,1% em 2024. O percentual do ensino médio saiu de 20,4% matrículas em 2022 para 24,2% em 2024. Considerando todas as etapas, o aumento foi de 18,2% em 2022 para 22,9% em 2024.
O PROGRAMA – O Escola em Tempo Integral fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7h diárias, ou 35h semanais) em todas as etapas e modalidades da educação básica. O programa incentiva a ampliação da jornada na perspectiva da educação integral e a prioriza as escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. O Governo Federal fornece assistência técnica e financeira, considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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Fonte: MEC | Foto: Pexels