Muriaé recebe neste sábado, 17 de maio, a partir das 13h, no IF Sudeste MG, a 2ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Com o tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, o evento é promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, com apoio do Coletivo Diversidade Muriaé e de diversas entidades da sociedade civil.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Participe do grupo de WhatsApp do Site do Marcelo Lopes
A programação será intensa e diversificada, com mesa de abertura composta por representantes do Governo Federal, Prefeitura de Muriaé e entidades ligadas à promoção dos direitos LGBTQIA+. O encontro terá palestras com nomes de destaque no cenário nacional como Maicon Chaves, representante do Cellos MG (Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual e Identidade de Gênero de Minas Gerais), abordará a institucionalização das políticas públicas LGBTQIA+; Gisella Lima, representante da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos), falará sobre a promoção da autonomia financeira da população LGBTQIA+ como forma de enfrentamento à LGBTfobia; e Rafael Aguiar, Coordenador-Geral de Defesa dos Direitos LGBTQIA+ da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, apresentará as políticas públicas do Governo Federal voltadas à população LGBTQIA+.
Logo após as mesas, o evento promove o Café com Cultura, com apresentações de artistas locais e regionais, DJ e um coffee break, valorizando a cultura e a arte como instrumentos de resistência e celebração. Os participantes tambám vão participar de Grupos de Trabalho (GTs) que debaterão os seguintes eixos temáticos:
– Enfrentamento à violência LGBTQIA+;
– Trabalho digno e geração de renda à população LGBTQIA+;
– Interseccionalidade e internacionalização;
– Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.
O evento será encerrado às 21h após a realização da plenária final, que sistematizará as propostas discutidas nos GTs e elegerá as representações para a etapa estadual da Conferência. O evento é aberto ao público, mediante inscrição prévia. O formulário está disponível no site: diversidademuriae.org.br.
OUTRAS NOTÍCIAS
Câmara Municipal de Viçosa celebra o mês do Orgulho LGBTQIA+
Mulher trans de Astolfo Dutra faz cirurgia de redesignação sexual
Fonte: Organização LGBT de Muriaé | Foto: Pexels