Prefeitura de Viçosa volta atrás e diz que caso é de suspeita de sarampo

Prefeitura de Viçosa volta atrás e diz que caso é de suspeita de sarampo

Após anunciar o primeiro registro de sarampo em 2019 na Zona da Mata, a Prefeitura de Viçosa voltou atrás e disse que o caso ainda é suspeito. A nota de esclarecimento divulgada sexta-feira, 09 de agosto, informou que o diagnóstico segue em aberto, após resultados inconclusivos. O servidor que repassou a informação antes da conclusão do protocolo foi exonerado.

O paciente é um bebê de 9 meses atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Nova Viçosa, em 23 de julho, com sintomas da doença. Conforme relato de parentes, a suspeita é de que ele teve contato com familiares de outra cidade que estariam infectados.

O primeiro exame de sangue realizado apontou resultado positivo para sarampo. Segundo a nota, o coordenador do setor de Epidemiologia repassou esta confirmação para Assessoria de Comunicação, que foi divulgada para a imprensa.

“Somente após a publicação da matéria, o Secretário de Saúde, interveio reforçando que a confirmação foi clínica, mas que ainda não há confirmação da Secretaria de Vigilância em Saúde, pois o procedimento para ‘classificação de caso suspeito de sarampo’ ainda não havia sido concluído”, informou a nota de esclarecimento.

A orientação da Secretaria de Vigilância em Saúde, em 29 de julho, foi para uma nova amostra de sangue para sorologia foi realizada e o caso segue em análise.

“O resultado desse exame deu IgG positivo, mas IgM Inconclusivo. Portanto, seguindo o protocolo para classificação de casos suspeito de sarampo, o próximo passo é realizar nova coleta, 15 dias após o último resultado, para poder afirmar se houve ou não caso de sarampo registrado no município”, explicou o texto.

Vacinação

Deve ser vacinado quem ainda não tomou as duas doses da vacina na infância e na adolescência e quem não tem certeza se já tomou as duas doses deve tomar uma dose extra.

A dose deve ser aplicada a partir de 1 ano até 49 anos. Em caso de dúvidas, as pessoas devem procurar por uma equipe de Estratégia de Saúde atuante nos bairros, a Sala de Vacina ou a Policlínica no Centro de Viçosa.

Não há campanha de vacinação no município. A Secretaria realiza a revisão de todos os cartões, consultando o Cartão Espelho, sistema que contém todos os registros de vacina do cidadão se a dose foi aplicada.

De acordo com a Prefeitura, houve registro de casos suspeitos em Viçosa em 2015 e em 2018; ambos foram descartados.

Confira a íntegra da nota de esclarecimento da Prefeitura de Viçosa

No dia 23 de julho, a UBS no bairro Nova Viçosa recebeu um paciente com suspeita de Sarampo. A criança está abaixo da faixa etária determinada para vacinação regular. Segundo parentes, a suspeita é que ela teve contato com familiares (de outra cidade) que estavam infectados.

O médico ambulatorial diagnosticou o quadro clínico de Sarampo e solicitou coleta de sangue da criança para investigação laboratorial. O resultado da amostra colhida em 23 de julho deu IgM positivo.

Diante do quadro, atendendo a orientação da Secretaria de Vigilância em Saúde, em 29 de julho, uma nova amostra de sangue para sorologia foi realizada. O resultado desse exame deu IgG positivo, mas IgM Inconclusivo.

Seguindo, então, o protocolo para classificação de casos suspeito de sarampo, o próximo passo é realizar nova coleta (15 dias após o último resultado); para só assim, o município poder afirmar se houve ou não caso de sarampo registrado no município. Ou seja, o caso segue em análise.

Avaliação clínica x Protocolo da Secretaria de Vigilância em Saúde

Durante esse processo, a assessoria de comunicação da Prefeitura foi informada pelo coordenador do setor de Epidemiologia que informou a confirmação do resultado.

Porém, somente após a publicação da matéria, o Secretário Municipal de Saúde, interviu reforçando que a que a confirmação foi clínica, mas que ainda não há confirmação da Secretaria de Vigilância em Saúde, pois o procedimento para “Classificação de caso suspeito de Sarampo” ainda não havia sido concluído.

Diante do exposto, a Assessoria de Comunicação torna público o esclarecimento e informa, ainda, que o Referido Coordenador da Vigilância Epidemiológica, foi exonerado de seu cargo.

Entendendo IgM e IgG

– O exame sorológico de IgG e IgM serve para detectar o estágio de diversas doenças.

– IgG negativo (não reagente) e IgM negativo (não reagente): significa que o paciente nunca entrou em contato com o patógeno (nunca teve a doença ou nunca tomou vacina) e está susceptível a ter a doença;

– IgG negativo e IgM positivo: significa que a infecção é aguda (dias, semanas);

– IgG positivo (reagente) e IgM positivo (reagente): infecção recente (semanas ou meses);

– IgG positivo e IgM negativo: infecção antiga (meses ou anos) ou sucesso da vacina; a pessoa está protegida para essa doença.