Comitê Covid-19 mantém Cataguases na Onda Amarela, mas faz novas permissões

Comitê Covid-19 mantém Cataguases na Onda Amarela, mas faz novas permissões

A Comitê Gestor de Enfrentamento ao Covid-19 em Cataguases avançou um pouco mais na liberação de atividades comerciais, mas manteve o município na Onda Amarela do Programa Minas Consciente. A mudança de estágio para a Onda Verde, que é mais permissiva e abrangente do que a onda atual, foi autorizada pelos gestores do programa no Estado, mas devido ao surgimento de novos casos no distrito de Sereno, as autoridades de saúde de Cataguases preferiram esperar a situação se normalizar naquela comunidade.

O médico Joseph Freire (foto ao lado), presidente do Conselho Municipal de Saúde, e participa do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Covid-19, disse ao Site do Marcelo Lopes, por telefone que a preocupação atual é “não abrir demais para, depois, ter que regredir.” Por isso, o Comitê preferiu esperar mais uma semana para aderir à Onda Verde do Programa Minas Consciente. “Até lá veremos como a situação em Sereno vai se desenvolver, visto que nos últimos dias temos registrados vários casos oriundos daquele distrito”, informou.

Nos últimos sete dias, Cataguases registrou dezoito novos casos de Covid-19 e há quinze dias não ocorre óbitos em decorrência da doença no município. Ele também informou que Cataguases atingiu a média de 1.095,71 testes para cada 10 mil habitantes, considerada por ele “bastante significativo.” E voltou a recomendar idosos, pessoas do grupo de risco e crianças evitem atividades que possam expor a saúde em perigo.

Joseph também informou que o Comitê deliberou solicitar ao juiz eleitoral que promova uma reunião com os candidatos e lideranças dos partidos no sentido de que cumpram todas as regras de distanciamento social e uso correto da máscara nos atos de campanha. Segundo ele há várias demonstrações nas redes sociais de que os candidatos não estão tomando os cuidados necessários a este respeito.

As faculdades apresentaram ao Comitê Gestor os protocolos sanitários para o funcionamento presencial. Após uma análise desta documentação aquele órgão deliberativo autorizou o funcionamento das secretarias e bibliotecas destas instituições, bem como as de pós-graduação e de cursos técnicos devendo para isso, observar as regras de distanciamento social, entre outras previstas no Programa Minas Consciente.As aulas presenciais continuam proibidas em Cataguases, conforme o Comitê Gestor.

Padarias a lanchonetes estão liberadas a realizarem serviço de atendimento no balcão desde que o cliente esteja devidamente sentado em banquetas ou bancos e cada um deles a uma distância de dois metros. O consumo em pé no balcão continua proibido bem como o compartilhamento de bisnagas de molhos, temperos, palitos, demais condimentos, exceto os embalados como porção individual, finaliza o comitê.

Foto: Flávio Tim