Cataguases, Miraí e Juiz de Fora registram sete casos de sarampo em 2020

Cataguases, Miraí e Juiz de Fora registram sete casos de sarampo em 2020

Desde o início de 2020, sete casos de sarampo foram confirmados em três municípios da Zona da Mata. Os registros, contabilizados em Cataguases, Miraí e Juiz de Fora, foram divulgados no boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), na última sexta-feira, 24 de julho.

Conforme informou o G1 Zona da Mata, que conversou com as prefeituras das cidades citadas, os casos de sarampo ocorreram em pessoas com idades entre 18 e 27 anos. A maioria deles foi considerada como caso importado, ou seja, o local provável de contaminação não ocorreu no município de residência das vítimas. A faixa etária acometida pela doença na região, nestes primeiros seis meses do ano, é referente ao grupo priorizado pelo Ministério da Saúde para imunização.

A Campanha Nacional Contra o Sarampo está vacinando pessoas entre 20 e 49 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até o dia 31 de agosto. Apesar dos números ainda não estarem fechados, já que a campanha está em andamento, o boletim da SES-MG informou que a cobertura vacinal de sarampo entre as pessoas de 20 e 49 anos ainda não atingiu a marca de 80% em Cataguases, Miraí e Juiz de Fora até julho. Em 2019, a meta do Ministério da Saúde era de 95% de imunização, somado todos os públicos.

Em todo Estado, desde o início do ano de 2020, foram notificados 225 casos de sarampo em de 84 municípios. Destes, 161 (71,6%) foram descartados, 43 (19,1%) estão em investigação e 21 (9,3%) casos foram confirmados até 22 de julho.

Cataguases
Em Cataguases, a SES-MG registrou os dois primeiros casos de sarampo neste ano. Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, trata-se de duas jovens, de 18 e 19 anos, que tiveram os sintomas no final de janeiro. Ainda conforme o setor, as duas garotas residem em Cataguases, mas se contaminaram, foram tratadas e notificadas em outro estado.

Segundo os dados da Datasus, foram aplicadas 3.875 doses das vacinas tríplice viral e dupla viral em pessoas com idades entre 20 e 49 anos até esta quarta-feira (29) na cidade. A vacinação para este público continua nas UBS’s e na Policlínica Municipal. Ainda conforme a plataforma do Ministério da Saúde, o índice de cobertura vacinal na última de campanha, de 2018, foi de 92,99%.

Miraí
O Governo de Minas também confirmou o primeiro caso em Miraí. A Vigilância Epidemiológica informou que o paciente de sarampo foi um jovem, de 27 anos, que teve o diagnóstico no início de março.
Conforme aquele órgão, o rapaz recebeu uma visita vinda de outro estado na época do carnaval e essa visita estava com suspeita da doença. Posteriormente, o caso de sarampo foi confirmado.

Conforme o Datasus, foram aplicadas 1.996 doses da vacina tríplice viral em pessoas com idades entre 20 e 49 anos até esta quarta-feira (29) na cidade. A imunização também ocorre na cidade para essa faixa etária nos postos de saúde e na Central de Vacinas de Miraí. O índice de cobertura vacinal na última campanha do Ministério da Saúde foi de 86,23%, segundo a plataforma da pasta.

Juiz de Fora
Boletim da SES-MG informou quatro casos da doença, todos jovens com idade entre 18 e 22 anos. Conforme dados da plataforma Datasus, foram aplicadas 20.330 doses das vacinas tríplice viral e dupla viral em pessoas com idades entre 20 e 49 anos até esta quarta-feira (29).

Na cidade, a vacina está disponível para o público jovem e adulto até dia 31 de agosto em 63 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e PAM Marechal. A Secretaria Municipal informou que Juiz de Fora atingiu o índice de 95% de cobertura vacinal na última campanha do Ministério da Saúde.

Recomendações

Todas as crianças acima de seis meses até 11 meses e 29 dias devem receber uma dose da tríplice viral. A aplicação, chamada de dose zero, não é considerada válida para o esquema vacinal de rotina. Isso quer dizer que, a criança deve receber novamente a vacina aos 12 e 15 meses, observando o intervalo mínimo de 30 dias para revacinação.
1ª dose: administrada aos 12 meses
2ª dose: administrada aos 15 meses

Para as demais faixas etárias, a recomendação permanece a mesma. São necessárias duas doses para quem tem até 29 anos de idade. Acima desta idade, é necessária apenas uma dose. Quem não tiver se vacinado ou não tem o registro no cartão de vacina, deve procurar uma unidade de saúde para ser imunizado.

Fonte e foto: G1 Zona da Mata