Companhia Industrial demite 15% de seu quadro de funcionários

Companhia Industrial demite 15% de seu quadro de funcionários

A Companhia Industrial Cataguases demitiu nesta manhã de segunda-feira, 04 de maio, 177 profissionais ou, como informa a nota oficial enviada ao site, manteve “85% do seu quadro de colaboradores”. Com isso, de acordo com o texto, a empresa continua empregando 935 trabalhadores apesar da “queda de 90%” no setor têxtil do país conforme dados da Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – que reúne as principais empresas do setor. A Industrial retomou suas atividades nesta segunda-feira, 04, após ter ficado quarenta dias com suas atividades paralisadas, informando ainda queda de 50% em sua produção e faturamento.

Conforme o pronunciamento oficial da empresa, segundo a Abit, o impacto da pandemia global atingiu prioritariamente a indústria do vestuário, que apresentou uma queda de 90% no país devido ao fechamento das lojas como medida de prevenir a proliferação do vírus. Diante desse cenário e após ter suas atividades paralisadas por mais de 40 dias, a Companhia Industrial Cataguases prevê uma queda imediata de 50% em sua produção e faturamento. “Apesar da situação desfavorável, dedicamos todos os nossos esforços para a preservação do emprego e da renda e conseguimos manter 85% do nosso quadro de colaboradores, que seguem sendo nosso principal ativo”, explica o Diretor Presidente Danny Siekierski.

Os colaboradores que foram desligados, 15% do quadro da empresa antes da pandemia, contarão com o suporte do setor de Gente & Gestão da Industrial para sua recolocação profissional. Além da carta de recomendação, a empresa confecciona o currículo e disponibiliza uma lista com endereços eletrônicos das empregadoras da região que recebem ou cadastram candidatos. Também serão oferecidos treinamentos online sobre LinkedIn e Recolocação Profissional com especialistas da Cataguases. “Ano passado tivemos que desligar um grande número de colaboradores de uma só vez. Porém, em menos de seis meses pudemos recontratar 33% dos que haviam sido demitidos. Seguiremos priorizando nossos ex-colaboradores caso surjam novas oportunidades na empresa”, declara a Gestora de Gente & Gestão, Emanoella Castro.

Os 935 colaboradores que seguem na empresa tiveram redução da jornada de trabalho em 25% (vinte e cinco por cento), com redução proporcional de seus salários, preservado o valor do salário-hora de trabalho, pelo prazo de 60 (sessenta) dias, iniciando em 1º de maio de 2020 e terminando em 30 de junho de 2020, segundo disposto no art. 7º da Medida Provisória nº. 936/2020. Dentre as medidas adotadas para a preservação da saúde deles estão a distribuição de máscaras de tecido para trocas constantes ao longo do dia, aplicação de questionário de risco desenvolvido pela Unimed, aferição da temperatura corporal, ampliação dos espaços dos refeitórios e cancelamento de todas as reuniões e treinamentos presenciais, revela a Nota Oficial.

De acordo ainda com o texto enviado ao Site, colaboradores gestantes e acima de 60 anos, considerados do grupo de risco para a Covid-19, permaneceram com suas atividades suspensas por mais 30 dias a partir de 01/05/2020, de acordo com a adesão da Cataguases ao Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda que dispõe sobre medidas trabalhistas complementares de acordo com a Medida Provisória nº. 936/2020.  Encerra a Nota a informação de que a empresa está produzindo máscaras de proteção tricoline 100% algodão em dois formatos: “anatômica e reta com pregas” com venda  para empresas que podem fazer pedidos pelo site https://mascaras.cataguases.com.br/.

Clique abaixo para ler a Nota na íntegra.

Companhia-Industrial-Cataguases-adota-medidas-de-preservação-do-emprego-e-da-renda

Fonte das informações utilizadas pela Assessoria de Comunicação da Companhia Industrial Cataguases:
https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Algodao/noticia/2020/04/coronavirus-queda-de-90-no-consumo-de-roupas-reduz-compras-de-algodao-e-preocupa-setor.html