A Associação Fraterna de Assistência aos Necessitados, sediada no bairro João Riguete, em Cataguases, firmou um Termo de Parceria com a empresa Coletas Para Economia Circular Ltda. (CPEC), com sede em Cabreúva (SP), visando a coleta e a destinação ambientalmente correta de resíduos eletroeletrônicos, com defeito ou fora do uso doméstico.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Participe do grupo de WhatsApp do Site do Marcelo Lopes
A parceria tem como foco a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, promovendo a instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para recebimento de equipamentos eletroeletrônicos descartados pela população, como televisores, liquidificadores, computadores, rádios, micro-ondas e outros itens similares. Não podem ser coletados pilhas, baterias, lâmpadas, toners, cartuchos e embalagens.
De acordo com a parceria firmada no dia 10 de março deste ano, a CPEC se compromete a pagar à Associação Fraterna o valor de R$ 1,00 por cada quilo de resíduo arrecadado, mediante transferência bancária no prazo de até 15 dias úteis após a coleta. A logística reversa e a reciclagem dos materiais será feita por empresa especializada, em conformidade com as normas da ABNT.
Inicialmente válida por seis meses, a parceria será prorrogada automaticamente por tempo indeterminado caso não haja manifestação contrária. O contrato também prevê a possibilidade de rescisão por qualquer das partes, mediante aviso prévio de 30 dias, sem imposição de multas. Além disso a CPEC fornecerá às unidades de coleta caixas coletoras ou kits compostos por placas de identificação e big bags, enquanto a Afan será responsável por acondicionar corretamente os materiais e comunicar a necessidade de coleta.
A iniciativa conta com o apoio da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente e já estão disponíveis dois pontos de arrecadação destes equipamentos inservíveis: o Centro Administrativo da Prefeitura, que fica na Rua Gama Cerqueira, nº 70, (antigo Pronto Cordis) e o Bazar da AFAN, situado na pracinha do Bahamas. Colaborar com essa ação é contribuir para um futuro mais sustentável e solidário.
OUTRAS NOTÍCIAS
Município de Dona Euzébia é multado por descarte irregular de lixo
Prefeitura de Dona Euzébia reforça o respeito ao meio ambiente