Cataguases pode ganhar Sistema Cicloviário Municipal


Cataguases pode ganhar Sistema Cicloviário Municipal

A Câmara Municipal de Cataguases vai votar nesta segunda-feira, 23 de junho, projeto de lei de autoria do vereador Henrique Thurran que propõe a criação do Sistema Cicloviário Municipal, iniciativa que busca fomentar a mobilidade urbana sustentável, promover a segurança dos ciclistas e integrar a bicicleta ao cotidiano da cidade, conforme ele explicou na justificativa de sua proposição.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Participe do grupo de WhatsApp do Site do Marcelo Lopes

 

O projeto prevê a implantação de uma infraestrutura completa para o uso da bicicleta, composta por ciclovias (vias exclusivas e segregadas do trânsito motorizado), ciclofaixas (faixas pintadas na pista para bicicletas), bicicletários (estacionamentos coletivos em pontos estratégicos) e paraciclos (estruturas para estacionar bicicletas em espaços públicos ou privados de acesso coletivo).

Além da estrutura física, a lei determina que o sistema deverá estar integrado ao transporte público, conectado a parques e equipamentos públicos, e seguir normas de sinalização, acessibilidade e segurança.

Segundo a justificativa do vereador, a proposta atende a uma demanda crescente da população: “Cada vez mais pessoas utilizam a bicicleta como meio de transporte, seja para trabalhar, estudar ou praticar esportes. No entanto, a falta de infraestrutura coloca esses ciclistas em risco constante no trânsito”, destacou.

Entre os benefícios apontados estão a segurança no trânsito, a redução da emissão de poluentes, a melhora da fluidez urbana, o estímulo à economia local — com mais movimento no comércio ao longo das ciclovias — e a promoção da saúde e bem-estar da população.

O projeto também está alinhado ao Plano Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012), que incentiva o uso de meios de transporte não motorizados como forma de desenvolver cidades mais humanas, sustentáveis e inclusivas.

O texto ainda autoriza o Executivo municipal a firmar parcerias com entidades públicas e privadas para implantar, manter e ampliar o sistema. A lei entra em vigor na data de sua publicação, caso seja aprovada pela Câmara.

OUTRAS NOTÍCIAS
Santana de Cataguases vai investir os recursos da Vale em Mobilidade Urbana

Municípios ganham mais prazo para elaborarem Planos de Mobilidade Urbana

Foto: Arquivo