A Câmara Municipal de Cataguases não aprovou o projeto de lei para criar mais um feriado municipal, que seria em homenagem à Nossa Senhora do Rosário. A votação aconteceu pouco antes das 21h30 desta segunda-feira, 16 de junho, e terminou empatada em 7 a 7. Desse modo, coube ao presidente da Câmara, vereador Vinícius Machado, dar o voto de Minerva, que foi contrário à criação do feriado.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Participe do grupo de WhatsApp do Site do Marcelo Lopes
Desde a semana passada, quando o projeto de lei veio a público por meio de uma matéria publicada neste site, o tema ganhou relevância na população e tornou-se um dos mais comentados na cidade. A divisão entre favoráveis e contrários à iniciativa ficou bem definida, principalmente após uma enquete feita pelo Site, em sua rede social Instagram.
Responderam à pergunta 389 internautas. Desse total, 52% disseram sim e 44% não, sendo que outros 4% disseram “tanto faz”. O resultado deste painel apresentou pela primeira vez esta divisão, dando indícios de que o projeto de lei poderia não ter também amplo apoio dos vereadores. Depois disso, empresários manifestaram-se contra a sua aprovação, e até mesmo muitos trabalhadores não viram com bons olhos esta iniciativa. A realidade refletiu diretamente na Câmara, onde os vereadores receberam todas as opiniões possíveis sobre o tema, o que acabou culminando no inesperado empate na votação.
Ao ter que votar (o que só acontece nestes casos), uma das obrigações do presidente da Casa, o vereador Vinícius Machado fez um breve e oportuno pronunciamento onde frisou sua participação ativa na vida religiosa católica do município, suas amizades neste meio, inclusive com padres, além de destacar sua fé como um de seus princípios. Contudo, também frisou que sua consciência é o seu guia. E que entre a fé e sua consciência seguiria esta última, por isso, votou contra a aprovação do projeto de lei, que foi arquivado.
Veja o voto de casa vereador neste projeto de lei.
Votaram contra:
👉🏻 Vinícius Machado
👉🏻 Felipe Ramos
👉🏻 Henrique Thurram
👉🏻 Giovani Gropo Toledo
👉🏻 Giovana Costa
👉🏻 William da Asaf
👉🏻 Josimar Branquinho
👉🏻 Ricardo Dias
Votaram a favor:
👉🏻 Júnio Valentim
👉🏻 Flavinho Motoboy
👉🏻 Ana Cristina Santos
👉🏻 Marcos Costa
👉🏻 Carlos Magno – Maguinho
👉🏻 Gilmar Canjica
👉🏻 Fernando de Sereno
OUTRAS NOTÍCIAS
Câmara Municipal quer agilizar emissão de carteira de identidade
Cataguases pode ganhar mais um feriado municipal
Foto: Arquivo