Mais de 770 mil clientes da Copasa podem ter desconto de até 50% na conta


Mais de 770 mil clientes da Copasa podem ter desconto de até 50% na conta

Mais de 700 mil de clientes da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) podem receber até 50% de desconto nas faturas de água e esgoto. O benefício faz parte do programa tarifa social, que concede condições especiais para famílias de baixa renda nos 637 municípios mineiros onde a Copasa detém concessão.

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Atualmente, a Companhia concede o benefício para mais 772,5 mil famílias cadastradas. O objetivo é dobrar a adesão para alcançar cerca de 1,5 milhão de pessoas que são elegíveis em todo o Estado.

Outro ponto importante é em relação aos mais de 103 mil clientes em todo o Estado que já recebem o benefício, mas, por falta de atualização do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), podem perder o desconto se não fizerem a renovação dos dados até 30 de junho.

Só em Belo Horizonte, a Copasa possui quase 11 mil beneficiários com o cadastro desatualizado e, em toda a região metropolitana, são mais de 30,4 mil na mesma situação.

Em razão disso, a Copasa lançou um pacote de incentivos para garantir que famílias carentes de todas as regiões conheçam esse direito. A tarifa social da Copasa é disponibilizada às famílias inscritas no CadÚnico, que tenham a renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e residam em imóvel residencial. O benefício é uma das ações de responsabilidade social da Companhia e está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco principal no ODS n° 06, que trata da disponibilização de água potável e de esgotamento sanitário.

O primeiro passo do beneficiário é procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município para inscrição ou atualização do cadastro no CadÚnico e assim obter o documento chamado “comprovante de cadastramento no CadÚnico”. Em seguida, o cliente deve entrar em contato com a Copasa, por meio de um dos canais de relacionamento com o cliente, e, além da “comprovante de cadastramento no CadÚnico”, apresentar o CPF e a conta atual do imóvel a ser cadastrado no programa. Depois disso é só aguardar a análise da documentação. Estando tudo certo, o benefício do desconto já será concedido na próxima conta.

Para informar a população, além de comunicados de alerta nas faturas, a Copasa está enviando SMS para os clientes que perderam ou estão prestes a perder o benefício. Para facilitar ainda mais o acesso, o serviço de solicitação de atualização e cadastro dos dados pode ser feito pelo Whatsapp (31) 99770 7000, que ainda teve seu horário de atendimento ampliado de 8h às 18h. A Companhia também enviou a todo o Estado material informativo via mala-direta e disponibilizou campanhas publicitárias em rádios mineiras.

A Copasa está atuando, também, em parceria com as prefeituras. As equipes de Desenvolvimento Social da Companhia estão em contato direto com os CRAS para orientar os funcionários sobre a importância de identificar os potenciais clientes que procuram os centros. Outras ações realizadas são os plantões sociais com a Agência Móvel em bairros dos diferentes municípios/localidades onde a Copasa atende. Durante os plantões, os moradores poderão solicitar serviços, como atualização cadastral, renegociação de débitos, mudança de titularidade, segunda via de contas, além, é claro, da inclusão/atualização do benefício da tarifa social.

A solicitação de inclusão na tarifa social poderá ser feita ainda por meio de Webchat no site www.copasa.com.br. As agência móveis, que promovem o atendimento itinerante dos serviços da Copasa também estão espalhadas por todo o Estado.

O benefício da tarifa social da Copasa está em conformidade com a legislação federal, a mesma Resolução Normativa n° 150, da Agência Reguladora de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG). A redução no valor da conta é calculada de acordo com o consumo de cada família, sendo limitado até 20 m³ (20 mil litros).

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Fonte e foto: Copasa/Divulgação