Uma idosa, de 73 anos, foi presa, na última sexta-feira, 16 de maio, por perseguir sua vizinha em Cataguases. De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar (PM), as ações da suspeita aconteciam tanto no ambiente virtual quanto pessoalmente, onde a autora xingava a vítima.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Participe do grupo de WhatsApp do Site do Marcelo Lopes
O mandado de prisão pelo crime de stalking, expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, estava aberto desde o ano passado, e a idosa foi presa dentro do fórum de Cataguases.
Segundo os militares, a autora não resistiu à prisão e se mostrou colaborativa. No momento da abordagem, a mulher estava acompanhada de seu advogado, que participou de toda a ação policial até a delegacia.
Não foram divulgados detalhes da perseguição cometida pela mulher de 73 anos.
O crime de stalking
O termo stalking, que em inglês significa perseguição, define o ato de seguir alguém de forma reiterada, por qualquer meio. Embora seja mais frequente nas redes sociais, a prática também pode ocorrer presencialmente. A pena prevista para esse crime varia de seis meses a dois anos de prisão.
Em Minas Gerais, 5.195 casos de perseguição consumada foram registrados em 2023, segundo dados do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O número representa um aumento de 39,4% em relação a 2022, quando houve 3.725 ocorrências. Em média, 14 pessoas foram vítimas do crime por dia no estado no ano passado.
Como identificar uma perseguição e agir
➡️ Se perceber que teve a liberdade coagida ou foi constrangido de alguma forma, ainda que psicologicamente, “ligue o alerta” e entenda que aquela conduta está errada;
➡️ A pessoa que comete a agressão pode mandar flores ou presentes, o que soa como delicadeza, mas, na verdade, é ameaça e invasão de intimidade;
➡️ Fique atento ao que acontece ao seu redor e avise aos amigos e parentes se alguma situação anormal acontecer;
➡️ Desconfie de qualquer situação que não seja agradável, física ou psicologicamente. Reporte o fato a alguém superior do trabalho, ao porteiro do prédio ou outro responsável pelo local onde você estiver;
➡️ Evite andar sozinha(o) se estiver em situação de medo;
➡️ Denuncie às autoridades competentes.
Como denunciar
➡️ Para a Polícia Militar: registrar boletim de ocorrência e, dependendo da situação, ligar para o 190 e acionar a viatura, em caso de risco imediato.
➡️ Nas delegacias de Polícia Civil de Minas Gerais
OUTRAS NOTÍCIAS
Homem é preso em Muriaé por crime de “stalking”
Polícia Civil prende dois suspeitos de assassinarem médico de Muriaé
Fonte: Tribuna de Minas | Foto: Reprodução Google street View