Viçosa está em alerta com 485 casos confirmados de dengue

Viçosa está em alerta com 485 casos confirmados de dengue

O município de Viçosa encontra-se em estado de alerta devido aos resultados do último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). Segundo informações fornecidas pelo Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, o município de Viçosa registrou, desde janeiro de 2023 até esta sexta-feira, 26 de maio, um total de 588 notificações de dengue.

Dentre esses casos, 485 foram confirmados, 89 foram descartados e 14 estão em fase de investigação. Além disso, foram notificados e confirmados três casos de chikungunya em pacientes que estiveram em outros municípios nos últimos 15 dias e apresentaram sintomas ao retornar para Viçosa, sua cidade de residência.

A Vigilância Epidemiológica ressalta que esses casos são de notificação compulsória e imediata, devendo ser comunicados pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, tanto públicos quanto privados, à autoridade de saúde, conforme estabelecido na PRC 04, de 28 de setembro de 2017 (Origem: PRT MS/GM 204/2016).

A Secretaria de Saúde reforça a recomendação de que qualquer pessoa com sintomas procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência de sua residência para receber atendimento médico. É fundamental que a população observe e mantenha todas as medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. As informações são do Sinan (Sistema de Informação sobre Agravos de Notificação).

LEIA TAMBÉM
Hospital de Viçosa é investigado por desvio de dinheiro público  

Boletim aponta quase 3.900 casos prováveis de dengue na Zona da Mata

Fonte: Primeiro a Saber | Foto: