Simulado dos Bombeiros alerta para prevenção de acidentes

Simulado dos Bombeiros alerta para prevenção de acidentes

O Corpo de Bombeiros realizou um simulado de acidente de trânsito na Praça Rui Barbosa na manhã de sexta-feira, 26 de maio. A ação fez parte da campanha Maio Amarelo e, ainda, comemorou o primeiro ano de instalação do Posto Avançado da corporação em Cataguases. A iniciativa contou com a participação da Catrans, Polícia Militar, SAMU, Defesa Civil, Escola Técnica Municipal Joana D’arc e das secretarias de Saúde e de Assistência Social.

Simulado dos Bombeiros alertaO simulado consistiu na participação de dois automóveis e uma motocicleta envolvidos em um acidente. Na ocasião, em um dos automóveis ocorreu um princípio de incêndio e dentro dele havia uma vítima inconsciente. Foi necessária a extração de emergência por parte da guarnição de bombeiros e o combate ao princípio de incêndio.

No outro veículo, haviam duas pessoas conscientes, porém elas estavam presas às ferragens. Foi necessário que os bombeiros militares utilizassem técnicas avançadas de salvamento veicular para realizar a remoção das ferragens e a extração segura das vítimas. Na motocicleta havia uma vítima consciente que foi projetada por cima de um dos veículos e estava com suspeita de fratura, sendo necessário a realização da imobilização da fratura e a restrição dos movimentos da cervical.

Simulado dos Bombeiros alerta

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, visa sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito. O tema deste ano é “No trânsito, escolha a vida”. Tradicionalmente, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais apoia a iniciativa e intensifica as ações neste período, reforçando uma série de diligências de prevenção em todo o estado, visando a segurança de pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas.

Simulado dos Bombeiros alerta

Posto Avançado do Corpo de Bombeiros em Cataguases

O Posto Avançado de Bombeiros Militar, operacionalizado em 12 de janeiro de 2022 e inaugurado no dia 24 de maio de 2022 vem atuando em atividades de atendimento pré-hospitalar, salvamento veicular, defesa civil, buscas, resgates, prevenção e combate a incêndios e desastres.

Subordinado diretamente ao 7º Pelotão de Leopoldina, pertencente à 1ª Companhia de Bombeiros Militar de 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), sediado em Juiz de Fora. A unidade conta com um efetivo de 17 bombeiros militares e 3 viaturas operacionais e uma administrativa, além de materiais e equipamentos operacionais para os mais diversos atendimentos de ocorrências típicas de bombeiro.

A articulação da unidade contempla 4 municípios: Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Santana de Cataguases. A população beneficiada com as ações e os serviços prestados pela instituição é em torno de 105 mil habitantes e compreende uma área de constante incidência de incêndios florestais, acidentes rodoviários, dentre outras.

Além do tridígito 193 disponibilizado pelo CBMMG, o Posto Avançado de Bombeiros Militar de Cataguases conta com o número (32) 3429-2638 para o acionamento em caso de urgência e emergência. Acompanhe o trabalho da corporação em Cataguases no Instagram (@bombeiroscataguases).

LEIA TAMBÉM
PMRv e Prefeitura de Dona Euzébia realizam ações sobre Maio Amarelo

Campanha Maio Amarelo realiza simulação de acidente na Praça Rui Barbosa

Reportagem: Jornal O Vigilante Online | Fotos: Corpo de Bombeiros de Cataguases