Mercado do Produtor firma parceria com Incubadora Tecnológica da UFJF

Mercado do Produtor firma parceria com Incubadora Tecnológica da UFJF

O Mercado do Produtor acaba de ganhar um importante apoio que vai significar um divisor de águas em seu funcionamento. Nesta sexta-feira, 19 de maio, uma solenidade no Sindicato Rural marcou o início do processo de incubação daquele espaço pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Juiz de Fora (Intecoop). A parceria foi firmada entre o município de Cataguases que a Pró-Reitoria de Extensão da UFJF.

Mercado do Produtor firmaO objetivo – conforme relata Ana Lívia de Souza Coimbra (em pé, na foto acima), professora e pró-reitora dos cursos de extensão de UFJF – “é transformar o Mercado do Produtor de Cataguases em um polo de Economia Solidária da região, onde seja possível para os moradores e visitantes do município ter um local de referência para consumo de produtos alimentícios artesanais e artísticos locais de qualidade com bastante variedade, desde hortaliças até artesanato, fazendo daquele local um ambiente cultural, de formação e de conexão entre trabalhadores da região, moradores e visitantes.”

A partir de agora, o processo de incubação tem um prazo inicial de 24 meses e disponibilizará assessoria continua dos núcleos de trabalho de Comunicação, Formação, Gestão e Jurídico da Intecoop/UFJF para o Mercado Produtor de Cataguases visando fomentar a geração de trabalho e renda dos produtores de Cataguases e dos trabalhadores de Economia Solidária do município, desenvolver a identidade cultural do Mercado Produtor, elaborar um plano de gestão, assim como desenvolver seminários e eventos formativos para produtores e trabalhadores em temas diversos relacionados com Economia Solidária e Autogestão.

Participaram da cerimônia a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Carolina Damasceno, que representou o prefeito José Henriques; Ana Lívia de Souza Coimbra, pela Intecoop; Alex de Freitas, que é assessor do deputado federal Reginaldo Lopes (PT) e integra o Coletivo Casa 13, além de representantes da Emater-MG, Associação de Mulheres Rurais, CATART, Cooperativa dos Agricultores Familiares, Associação dos Produtores Rurais, Movimento da Economia Solidária, e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Alex de Freitas informou que o recurso para concretização desse projeto de incubação do Mercado do Produtor pela Intecoop foi viabilizado por meio de duas emendas de autoria do deputado federal Reginaldo Lopes. Uma de 2022 no valor de R$ 100 mil, e outra com data deste ano, de R$ 490 mil. “Estes recursos serão aplicados no Mercado do Produtor e também no projeto que vai ministrar cursos de extensão para os agentes culturais de Cataguases. Vamos agendar para o início de junho uma reunião da secretária municipal de Rosângela Moreira em Juiz de Fora para discutir este assunto”, explicou.

LEIA TAMBÉM
Comerciantes do Mercado do Produtor participam de capacitação

Mercado do Produtor cria site e inicia vendas online

Fotos: Alex de Freitas