APRAC leva a Guarapari pacientes renais de Cataguases

APRAC leva a Guarapari pacientes renais de Cataguases

A Associação dos Pacientes Renais de Cataguases – APRAC – realizou mais um passeio de confraternização com as pessoas que fazem hemodiálise no Hospital de Cataguases. No dia 24 de março, sexta-feira, um grup o formado por sessenta pessoas viajou a Guarapari, para um fim de semana na praia. Após dois dias de muito passeio pela cidade, sol e mar, retornou a Cataguases na noite de domingo, conforme informou o vereador Rafael Moreira, um dos fundadores da entidade.

APRAC leva a GuarapariPasseios à praia com os pacientes renais é uma atividade que a APRAC se esforça para realizar pelo menos uma vez por ano, como parte de seu projeto de promover a interação entre eles, explica Rafael. Desta vez, o grupo ficou hospedado no Cantinho da Dona Elza, local muito conhecido dos cataguasenses que vão à Guarapari. Além disso, contou com o apoio de muita gente, inclusive da equipe de nutricionistas do Hospital de Cataguases e de parte da equipe de enfermagem do setor de hemodiálise, acrescentou Rafael.

Uma viagem desta apenas com pacientes não é tão simples quanto se imagina. Afinal, imprevistos acontecem e para poder enfrentar essas situações inesperadas é preciso estar preparado. Por isso, a APRAC levou também um carro de apoio com voluntários que chegaram ao destino antes do grupo e organizou a chegada do restante da turma. “Felizmente tudo transcorreu da melhor maneira possível e foi a melhor viagem que já fizemos com este grupo”, afirma Rafael. O custo do passeio foi custeado por meio de rifas, ajuda da população e de padrinhos e da própria APRAC.

Ao chegarem em Guarapari, na manhã de sábado, o grupo viveu uma agenda repleta de atividades como curtir a praia com direito a um passeio de “banana bolt”, visita a feirinha de Guarapari quando os pacientes puderam comprar lembranças, fizeram um tour pela cidade no Trio da Alegria e, claro, se deliciaram com várias porções de peixe, pizzas, entre outras delícias. E não faltou música. No Cantinho da Dona Elza, a cantora local, Fanny Fernandes, fez um show que encantou os pacientes pelo repertório e seu carisma. De volta a Cataguases na manhã de segunda-feira, muitos deles retornaram a rotina da hemodiálise, agora, com disposição renovada.

APRAC leva a Guarapari

LEIA TAMBÉM
Pacientes renais fazem festa de confraternização de fim de ano

Dois pacientes de Cataguases fazem transplante de rim

Fotos: Aprac